Correio Rural

RURAL

A+ A-

Cuidados no plantio da soja são indicados para alcançar o sucesso no desenvolvimento da lavoura

Para que o agricultor obtenha boa produtividade na safra há uma série de fatores que devem ser considerados, antes e durante o plantio

Continue lendo...

Em 15 de setembro, encerrou-se o período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul, ou seja, a semeadura da cultura já é permitida em todo o território estadual.  

Para que o agricultor obtenha boa produtividade na safra 2021/2022, o pesquisador responsável pelo setor de Fitotecnia Soja da Fundação MS, dr. André Bezerra, ressalta que há uma série de fatores que devem ser considerados, antes e durante o plantio, para alcançar o sucesso na implantação e no desenvolvimento da lavoura.

“Nesse primeiro momento, o produtor deve se assegurar, principalmente, de que as sementes adquiridas correspondem à cultivar adaptada à janela de semeadura e ambiente de produção em questão”, destacou o pesquisador.

Ele ressaltou ainda que o produtor necessita estar atento à disponibilidade de insumos de qualidade e máquinas revisadas e reguladas para a aplicação da quantidade correta. O próximo passo é garantir uma boa dessecação para semeadura no limpo. 

Durante a semeadura, é importante verificar a correta distribuição das sementes e observar a emergência e a ocorrência de pragas e doenças nos estágios iniciais.

Os resultados dos estudos relacionados à cultura, que podem ser consultados no portal do associado da Fundação MS, mostram que o setor está investindo cada vez mais em tecnologia para que haja maior desempenho no campo.

Esse comportamento é corroborado com os números apresentados nos últimos anos. O mercado tem visto um crescimento no volume de produção e na produtividade de grãos, superando as estimativas. 

Na safra passada, segundo informações apresentadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a colheita no Estado chegou a 13,3 milhões de toneladas, um aumento de 17,8% em comparação com a safra 2019/2020, fechando em 62,8 sacas por hectare. 

Outro destaque fica por conta da área plantada, que teve aumento de 4% em relação ao período anterior, chegando a 3,5 milhões de hectares.

Últimas notícias

JANELA

Com expectativa ainda maior para o próximo ciclo, Bezerra explica que a janela ideal de semeadura pode variar de acordo com a localidade da propriedade. Para áreas no Cone-Sul, o melhor período para o plantio é o mês de outubro. 

Já em outras regiões de Mato Grosso do Sul, como ao norte, Bezerra destaca que é possível semear mais cedo. Em alguns municípios mais ao leste do Estado, que possuem clima mais seco, a época ideal para plantio necessita de regularização das chuvas para que haja umidade no solo. 

“O entendimento sobre a melhor janela de cada região, onde estão reunidas as melhores condições climáticas, chuva, temperatura e fotoperíodo, maximiza o rendimento da cultura”, disse.

O pesquisador também ressalta que pode haver variação da época de semeadura de acordo com a cultivar que o produtor escolheu. Se a opção foi por uma semente adaptada para a semeadura no fim de setembro, esta possui ajuste populacional ideal para esse período. 

Com a mudança de janela, é preciso verificar qual se adapta melhor ao momento. O produtor também terá de fazer ajustes de cultivares em função da fertilização.  

“Sempre deverá observar os fatores do ambiente de produção, da época e da cultivar que ele está trabalhando. Se adquirir sementes de uma cultivar adaptada ao plantio no fim de outubro, por exemplo, e plantar no início, esta pode não expressar o máximo potencial”.

Assine o Correio do Estado