Correio Rural

PODCAST CORREIO RURAL

A+ A-

Escalada do preço do bife faz ovo bater recorde de consumo

Confira na voz de Bruno Blecher o seu Podcast Semanal Correio Rural

Continue lendo...

Veja só esses números, o consumo de ovos per capita esse ano pode chegar a duzentos e sessenta e duas unidades. 

Um crescimento aí de 2,5 % em relação a 2021. Nos últimos cinco anos de 2018 a 2022 o consumo de ovos saltou de 212 unidades para 262 unidades, crescimento 50 unidades ou 24% a mais. Em 2021, como vocês sabem, o consumo de carne bovina despencou aí.  

Foi de 32,6 Kg per capita, uma queda de quase 10% em relação a 2020. 

Conforme estimativa da Associação Brasileira de Proteína Animal a ABPA a produção de ovos 2021 alcançou 54,5% bilhões de unidades ou equivalente a 1728 ovos. por segundo. 

Número 1,8% superior ao registrado no ano anterior que foi de 53,5 bilhões de ovos. Já oo volume projetado pra esse ano poderá chegar até 56,2 bilhões de unidades, ou seja, 3% maior em relação a 2021. 

O que explica isso? A mudança do perfil alimentar do brasileiro, a versatilidade do ovo e o aumento do preço de outras proteínas que ajudaram todos ajudaram a crescer o crescimento do ovo. 

Do ovo a gente vai pra cana de açúcar. A safra começou com uma qualidade aí bem inferior e uma produtividade menor eh do que a de 2021, 2022. 

Segundo dados aí do boletim de olho na safra que é elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira.

os dados indicam que o ATR açúcar total recuperável eh nessa safra atual começou em 114,2 contra 118,9 na safra de 2021, 2022. 

A produtividade agrícola caiu de 72,5 toneladas de cana por hectare para 71,6 eh toneladas por hectares nessa safra. 

Os destaques negativos em produtividades, ocorrem principalmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Os Canaviais paranaenses foram muito afetados pelas geadas do ano passado e pela seca que castigou a região entre novembro de 2021 e janeiro último. 

Além disso foi observado um perfil de colheita de um canavial mais velho na região em abril 2022 do que quando se compara com o mesmo período da safra passada.

Agora em Mato Grosso do Sul a geada é provavelmente o fator que mais impacta na produtividade. Mas isso está no começo ainda. 

A safra está no começo e o próprio CTC admite que pode chegar ao final da safra uma produtividade em 5% maior do que a do ano passado. Eh então a coisa pode melhorar. 

Caso queira consumir o conteúdo do episódio acima, em forma de aúdio (PODCAST), Basta apertar o Play: