Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGRO

Mato Grosso do Sul tem potencial para investir no cultivo de flores, diz ministra

Tereza Cristina elogiou iniciativa da Embrapa e afirma que o Estado pode chegar até a exportar plantas ornamentais
06/03/2020 13:06 - Ricardo Campos Jr


 

Em Campo Grande para a quarta edição da Tecnofam, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou em incentivar a produção de flores em Mato Grosso do Sul. Para ela, o Estado tem condições de cultivar e até exportar as plantas ornamentais para outros países e elogiou iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em fomentar esse setor.

“Quando eu era secretária quis fazer (projeto do tipo), mas não deu tempo. Estou vendo que alguém teve essa iniciativa e isso é uma coisa importantíssima”, disse Tereza.

Ela cita Dourados como uma região promissora para o ramo. “Ali tem um aeroporto internacional. Por que não exportar para a Europa, para as Américas, enfim, para onde o mercado exigir?”, completa.

A ministra também sobre o potencial da Tecnofam como fomento à agricultura familiar. “É uma inspiração para aqueles que querem conhecer novas tecnologias, a modernização da agropecuária que o Brasil é campeão nisso, então nós temos hoje uma agricultura que é moderníssima e temos gente ainda que está lá atrás, então essas feiras trazem essas pessoas a querer realizar, ter renda”.

EVENTO

Conforme o Governo do Estado, a organização espera reunir cerca de três mil pessoas entre agricultores familiares e técnicos entre 7 e 9 de abril.

A feira é organizada pela Embrapa em parceria com o poder público por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Serão expostos produtos e ministradas oficinas práticas, palestras e orientações técnicas desde preparação de tempero a partir de plantas medicinais e aromáticas, arranjos florais com plantas tropicais, criação e abelhas sem ferrão, cultivo de goiabeiras, entre outros.

Na última edição, em 2018, foram mais de 2.800 participantes, vindos de 11 estados brasileiros e 101 municípios.

Hoje houve o lançamento em Campo Grande, mas o evento será em Dourados na sede da Embrapa, que fica no quilômetro 253 da BR-163.

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.