Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGRONEGÓCIOS

Mesmo com pandemia, exportação de carne de aves aumenta em MS

China é o principal comprador do produto no primeiro semestre deste ano
08/07/2020 10:29 - Adriel Mattos


As exportações de carnes de aves no primeiro semestre de 2020 aumentaram 25,34% em Mato Grosso do Sul, na comparação com o mesmo período de 2019. As operações deste ano somam US$ 126,27 milhões, enquanto que no ano passado foram de US$ 100,74 milhões.

Os dados são da Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de junho, publicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

“Foram exportadas 23 mil toneladas a mais de carne de aves no primeiro semestre de 2020. Estamos aumentando nossa produção e se posicionando no mercado internacional”, disse o titular da Semagro, Jaime Verruck.

Principal parceiro comercial do Estado, a China comprou metade da carne para exportação. Para manter esse patamar, o governo estabeleceu protocolos de biossegurança para a indústria.

“Criamos o programa Prosseguir e um programa de saúde e segurança na economia. Aqui no Estado, as indústrias credenciadas para exportação são monitoradas e os padrões de biossegurança tem mostrado resultados positivos”, explica Verruck.

As carnes de aves representaram, no primeiro semestre de 2020, 4,27% do total das exportações sul-mato-grossenses, sendo que os principais destinos do produto, nesse período, foram a China (23,74%); Japão (18,81%); Emirados Árabes Unidos (7,49%); Cingapura (6,67%) e Kuweit (4,03%). 

Em relação aos demais estados produtores, Mato Grosso do Sul é o segundo maior exportador de carne de aves do Centro-Oeste – o sexto maior do país.

 
 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!