Correio Rural

AGRICULTURA

A+ A-

Ministra Tereza Cristina destaca importância da diversidade na produção agrícola

A Ministra destacou o esforço dos países das Américas na construção de uma posição integrada e alinhada sobre a produção de alimentos na região.

Continue lendo...

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou na sexta-feira (24) da Cúpula dos Sistemas Alimentares, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Durante sua mensagem, que foi gravada, a ministra destacou a importância da diversidade dos sistemas produtivos e o esforço dos países das Américas na construção de uma posição integrada e alinhada sobre a produção de alimentos na região.

“Sob a coordenação do Iica [Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura], logramos, nas Américas, o reconhecimento da diversidade dos sistemas produtivos e ressaltamos a necessidade de evitar visões prescritivas de sustentabilidade. Reforçamos a importância da ciência e da inovação como base para as políticas públicas e para as regras e padrões sanitários”, disse no discurso.

Em julho deste ano, países da América definiram uma posição em torno de 16 mensagens-chave, apresentada na Pré-Cúpula, ocorrida em Roma. 

No documento “Principais mensagens no caminho para a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares na perspectiva da agricultura das Américas”, os países ressaltam o papel insubstituível da agricultura, dos produtores rurais e dos trabalhadores dos sistemas alimentares como elo imprescindível e central e que, sem produção agropecuária, não há matérias-primas para serem transformadas em alimentos. 

As mensagens também destacam a agricultura como uma atividade fundamental para erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento rural e proteger o meio ambiente.

A ministra ressaltou que o governo federal tem construído uma agenda de compromissos para desenvolvimento de um sistema alimentar mais produtivo, inclusivo e sustentável até 2030, baseado em aumento da produtividade sem uso de novas áreas e redução do desperdício de alimentos.

“Com base no nosso modelo de agricultura tropical, seguiremos expandindo a produção por meio de ganhos crescentes de produtividade e do uso racional dos recursos naturais. Assim, reduziremos a pressão pela incorporação de novas áreas à atividade produtiva. Trabalharemos ainda pela redução de perdas e desperdícios", disse a ministra.

"Promoveremos a alimentação saudável por meio da informação aos consumidores”, ressaltou Tereza Cristina que ainda disse que o País aderiu às iniciativas sobre Perdas e Desperdícios, Merenda Escolar e Pecuária Sustentável.

Na semana passada, o Mapa criou o Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Perdas e Desperdício de Alimentos, que vai desenvolver estratégias, alinhadas à economia circular, para o aproveitamento integral dos alimentos e fortalecimento das ações de redistribuição para redução do desperdício, por meio de recomendações de ajustes regulatórios, estímulo e aprimoramento de programas sociais.

Na cúpula, Tereza Cristina defendeu que os países industrializados “assumam a responsabilidade de apoiar os mais vulneráveis” por meio de cooperações internacionais.  

A ministra, com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, lançou a Coalizão sobre Crescimento Sustentável da Produtividade, que vai contribuir para eficiência do uso dos recursos produtivos e a disponibilidade de alimentos a preços acessíveis.

Assine o Correio do Estado