Clique aqui e veja as últimas notícias!

PESQUISA

Terceira fase do Zoneamento Agroecológico começa na Bacia do Rio Paraná

Pesquisa desenvolvida pela Semagro deve alcançar 46 municípios nesta fase
29/06/2021 07:43 - Beatriz Magalhães


A terceira fase do Zoneamento Agroecológico (ZAE) teve início na Bacia do Rio Paraná, e deve alcançar 46 municípios.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os pesquisadores José Ronaldo, Nilson Pereira, Waldir de Carvalho Junior e Silvio Bhering, da Embrapa Solo (RJ), juntamente com os técnicos da Semagro, deram início à atividade de coleta de amostra de solos no dia 31 de maio, já tendo passado pelos municípios de Cassilândia, Chapadão e Costa Rica.

Nesta fase, o objetivo é realizar a harmonização e unificação dos estudos de solo e de zoneamento das fases anteriores. 

De acordo com o governo do Estado, ainda devem ser feitas a interpretação dos requisitos edáfico-climáticas das culturas e elaborar o mapa de áreas de uso restrito por condicionantes ambientais.

Além disso, durante a terceira fase, deve ser realizado o mapeamento de solos, zoneamento agroecológico por culturas, mapas de atributo dos solos como carbono, pH, teor de argila, e incorporar estudos de água no solo e terras para irrigação.

Segundo a Embrapa, já foram concluídos os trabalhos de desenvolvimento e validação de aplicativos de navegação e aquisição de dados no campo, a harmonização dos estudos de solos do municípios da bacia do Rio Paraguai - durante as fases 1 e 2, e o mapeamento dos Solos Unificados para a bacia do Rio. 

Para isto, foi preciso realizar a primeira campanha de campo para coleta de solos na bacia do Rio Paraná, que compreende o limite norte.