Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGRICULTURA QUE CRESCE

Nova safra de grãos estima recorde com 278,7 milhões de toneladas produzidas

Conab avalia que ciclo 2020/2021 deve ter crescimento de 8% em comparação com a safra finalizada neste ano
26/08/2020 09:16 - Rodrigo Almeida


A safra de grãos deve crescer 8% no período 2020/21. Serão 278,7 milhões de toneladas produzidas no próximo ciclo de acordo com a primeira projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra de arroz deve aumentar em 7%, com aumento da área cultivada em 12% e atingir a marca de 12 milhões de toneladas colhidas ao final do ciclo. Já o Feijão deve ficar em 3 milhões de toneladas, um patamar mais ajustado ao consumo interno.

Em contrapartida, a área plantada de algodão deve cair 11%, em decorrência do aumento dos estoques mundiais e deve chegar à marca de 2,57 milhões de toneladas, conforme anunciado oficialmente na última terça-feira, 25, pela Ministra da Agricultura, Thereza Cristina.

De acordo com a ministra, mesmo com a queda da área plantada “o país deve exportar quase 20% a mais do que o recorde da última safra, só quem é muito competitivo consegue isso”, comemorou.

No caso do milho, segundo cálculos da Conab, serão 112,9 milhões de toneladas produzidas no próximo ciclo, ou 11% maior que a última safra.

O número pode ser corrigido para baixo por causa do fenômeno La niña, responsável por esfriamento excepcional das águas do pacífico, que tende a causar seca prolongada e atrasar a chegada das chuvas nas regiões sul e central do país.

Para a soja, o Brasil deve se manter como o maior produtor da cultura com 133,5 milhões de toneladas projetadas até o fim do ciclo. Serão mais de 35 milhões de hectares plantadas, um aumento de 3% para a safra 2019/2020.

Para o Presidente da Conab, Guilherme Bastos, as variáveis utilizadas são as melhores que se ajustam à agricultura. “Trabalhamos com informações vindas do campo, previsões de clima em parceira com o Inmet (Instituto de Meteorologia), imagens de satélite e modelos estatísticos de séries temporais”, explica.

Milho, algodão, arroz, feijão e soja correspondem a 95% da previsão total de 278,7 milhões de toneladas de grãos, os outros 5% são compostos por 10 variedades de grãos que compõem a projeção feita para a safra 20/21.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, que lançou o Brasil e o mundo em uma crise econômica sem precedentes, o agronegócio cresceu 1,5%. Especialistas preveem que para a próxima safra o PIB do agropecuário pode crescer até 5%. 

 
 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.