Correio Rural
PODCAST CORREIO RURAL

Código Florestal avança a passo de tartaruga

Confira seu Podcast Correio Rural semanal na voz de Bruno Blecher

Bruno Blecher, Denis

06/06/2022 09:00

Muito se fala sobre o código florestal brasileiro considerado a legislação ambiental mais avançada do mundo. O código completou inclusive no dia 25 de maio o último, 10 anos de sua aprovação pelo Congresso Nacional, mas apesar de ter conseguido um equilibrio entre as demandas espere de ambientalista e ruralistas e olha que teve muita briga nisso. 

A verdade é que a aplicação do código está parada. Uma das principais normas estabelecidas pelo código florestal, o (CAR) vocês devem conhecer bem, cadastro ambiental rural todo fazendeiro conhece muito bem esse Cadastro Ambiental Rural. 

Já foi feito por 6,5 milhões de imóveis rurais. Mas somente 0,4% dos CARS. Ou seja nem 1% do total. 

Foi concluído e validado. Isso representa apenas 2% da área cadastrada. É muito pouco pra tanto avanço que a gente teve com o código florestal. 

Chegar nisso só 2% da área cadastrada. Temos muito a fazer ainda. 

Vamos falar um pouco sobre a safra que vem aí. 

A guerra russa, Ucrânia, mostrou que o agronegócio brasileiro tem outro calcanhar de Aquiles além da logística. Cerca de 85% do potássio utilizado nas lavouras brasileiras é importado e grande parte vem da Rússia e da Bielo Rússia. 

A região aí que está com a guerra. Com a guerra o preço do fertilizante disparou e colocou a  em risco a safra ai digamos brasileiros de dois mil e vinte e dois mil e vinte e três.