Culinária e Receitas

CULINÁRIA E HISTÓRIA

A+ A-

Conheça as comidas típicas de Mato Grosso do Sul; Veja aqui e faça algumas dessas delicias

Entre as comidas típicas de Mato Grosso do Sul, estão o sobá, mandioca, feijão-tropeiro, sopa paraguaia, chipa e outros pratos com forte relação histórica

Continue lendo...

Obviamente, quando o assunto são comidas típicas de Mato Grosso do Sul, a situação fica mais apetitosa ainda. 

Apesar de Mato Grosso do Sul, ser um estado jovem em comparação as outras regiões do país, seu território vem sendo ocupado há séculos por nativos e migrantes de vários locais - seja do Brasil, países vizinhos ou outros continentes. Tal situação fez com que nossa terra seja palco de uma gama de tradições e costumes.

Diariamente reproduzimos vários desses hábitos aqui, existindo ainda variações de cidade para cidade, já que as influências que cada uma recebeu são diferentes. 

A culinária é uma das vertentes culturais que melhor demonstram essa variedade, que ganhou força em uma região sul de um então Mato Grosso, e hoje é uma representação sul-mato-grossense.

E se falamos de comidas típicas de Mato Grosso do Sul, não podemos deixar de explicar a formação do Estado e a ligações culturais e cada uma delas. 

As colônias japonesa, paraguaia, boliviana e a árabes ou grupos culturais, e nem deixar de estabelecer conexões de algumas que acabaram ficando mais famosas e representativas que outras com bandeiras que ajudaram, inclusive, na divisão e criação de um novo Estado. 

O Mato Grosso do Sul.

Como já dito, as iguarias locais representam a diversidade cultural do Estado e todas suas influências, tanto de outros países como de outras regiões do país, como é o caso do delicioso feijão-tropeiro, herança deixada pelos bandeirantes paulistas e dos imigrantes de São Paulo e Minas Gerais.

Como os livros de histórias não nos deixam esconder, parte da colonização do Estado, quando ainda nem se imaginava que viria a ser um dia o Mato Grosso do Sul, se deve a esses movimentos populacionais. 

A ligação com São Paulo é inegável, principalmente com a chegada da estrada de ferro, que trouxe muita gente do interior paulista para cá. 

Já a ligação com os mineiros resultaram inclusive na fundação de Campo Grande.

FEIJÃO TROPEIRO

Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. 

Até a metade do século XX, eles cortavam ainda parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais, conduzindo gado. A alimentação dos tropeiros era constituída basicamente por toucinho, feijão, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). 

Nos pousos, comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. Assim, o feijão, misturado à farinha de mandioca e a outros ingredientes, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens, daí a origem do feijão tropeiro.

Fonte: Wikipédia

Confira a receita completa e o modo de preparar um bom feijão-tropeiro 

ARROZ CARRETEIRO

E já que o assunto é a comida de comitiva, não podemos esquecer do arroz carreteirotípico prato pantaneiro que surgiu com as comitivas que percorriam longas distâncias transportando os rebanhos. 

Sem poder congelar a comida, os integrantes carregavam o charque em baús e, ali, a carne seca era adicionada ao arroz, garantindo a alimentação dos trabalhadores.

Quer saber como preparar o arroz carreteiro? Veja aqui

Acompanhe as principais notícias do Mato Grosso do Sul

Peixes e carnes vermelhas

E já que chegamos aos 'produtos nativos', não há como esquecer os pratos que envolvem peixes típicos dos rios de Mato Grosso do Sul, como é o caso do pintado e do pacu, além da piranha. 

Às duas primeiras espécies são servidas das mais variadas formas, fritos, ensopados, assados, grelhados, ao urucum, entre outros, enquanto a última é o prato principal do caldo de piranha. 

Outro prato, esse mais exótico, é a carne de jacaré, que vem ganhando espaço no Estado.

Já se o assunto for peixe, algumas receitas podem ser conferidas: pacu assado com farofa, pintado ensopado e caldo de piranha

No campo das carnes vermelhas, o típico churrasco pantaneiro não passa batido, acompanhado de uma boa e suculenta mandioca. 

Em outros lugares do país é chamada de aipim, macaxeira e uaipi, mas também é um produto muito usado na gastronomia sul-mato-grossense.

Porém, Mato Grosso do Sul não gira em torno desses pratos. 

Temos a influência de outros países. 

Sobá

O prato que ganhou até monumento na entrada da Feira Central é o principal símbolo da gastronomia da Capital - onde mais de 1/4 da população do Estado mora - ganhou várias adaptações com o decorrer dos anos, sendo servido com carne bovina, suína e até possuindo uma nova variação, vegetariana.

A introdução do sobá no então sul do Mato Grosso ocorreu simultaneamente à chegada de uma das principais ações, se não, a maior, que impulso para a economia local: a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. 

Tudo começou em 1910 e foi, a partir daí, que Campo Grande viu seu status de pequena cidade e foi crescendo década após década para se tornar uma grande cidade e a capital do Estado.

Muito disso passa pela chegada dos colonos japoneses, a maioria deles da ilha de Okinawa.

Um dos principais marcos da culinária regional, principalmente em Campo Grande, é o sobá graças à imigração japonesa

Chipa:

Outro prato que marca a culinária sul-mato-grossense é a chipa. Típica da cozinha argentina e do vizinho local Paraguai, a chipa é baseada em ovos, polvilho doce e queijo, sendo marca registrada de outra cultura muito forte no Estado, com fortes traços históricos na música, política e até rivalidade - vale lembrar que Brasil e Paraguai já estiveram em guerra.

Por sorte, atualmente os dois países alimentam relações amistosas e dividem muitos elementos culturais, não só na gastronomia, mas também na música, hábitos diários, entre outros. 

Na fronteira, é comum a existência de cidades-gêmeas (como Ponta Porã e Pedro Juan Caballero) e um intercâmbio comercial muito grande, assim como estudantil, já que vários brasileiros vão para a região estudar cursos como Medicina.

Também do país vizinho, aqui é possível ver como preparar uma legítima chipa

Vale ressaltar que a colônia paraguaia local é tão forte a ponto de ter uma associação própria, com sede onde ocorrem vários eventos, e estima que cerca de 400 mil dos 2,8 milhões de habitantes do Estado são descendentes de paraguaios.

Assim, também não há como deixar de lembrar de outro elemento que não é de comer, mas é de beber e representa a cultura sul-mato-grossense e a influência como poucas coisas: o tereré

Parece o chimarrão dos pampas, mas a erva usada é diferente, a bomba para a sucção da bebida também e o ao invés de água fervendo, ela precisa estar bem fria para servir.

 

Sopa Paraguaia: 

Sopa sólida e sem colher?

Já que o assunto é o Paraguai, em Mato Grosso do Sul existe uma sopa que não precisa de colher e nem prato para comer. 

Sim, a sopa paraguaia foge bem do conceito de sopa conhecido no restante do país - que geralmente envolve mais líquido do que sólido - e é uma das iguarias mais curiosas aos turistas que visitam o Estado, seja qual for a região em que se hospedem, por mais parecer uma torta do que, de fato, uma sopa.

A sopa paraguaia, de tão peculiar, acaba sendo mais que um mero prato, mas também um símbolo regional e também mais uma prova da influência da cultura do Paraguai no Estado. 

Logo de pronto, indicamos uma deliciosa receita de sopa paraguaia

Bolívia: 

Outra influência que ultrapassam os limites geográficos são a saltenha e o arroz boliviano, que como o nome já diz, são pratos vindos da Bolívia através de Corumbá, que faz fronteira com aquele país e carrega muito de sua cultura - que ao contrário do Paraguai, não se expandiu fortemente por todo o Estado, mas ainda assim tem seu espaço na história e costumes da população que mora em solo sul-mato-grossense.

Já da cultura boliviana, oferecemos aqui a receita da saltenha e do arroz boliviano.

Lusitanos e árabes:

Outros pratos de fora são marcantes no Estado por serem símbolo da imigração, como é o caso do sarrabulho, de origem portuguesa (outra colônia forte no Estado, inclusive, com um grande clube próprio na Capital, o Clube Estoril) e que é servido sempre em grandes festas, sendo composto por miúdos bovinos, azeitonas, calabresa e linguiça. 

A iguaria fica melhor ainda se for acompanhada de um bom vinho.

Na colônia sírio-libanesa - que por muito tempo se fez representar pelo clube Sírio -Libanês - os pratos são mais que conhecidos, trazendo sabores à tona sabores do outro lado do mundo, como a kafta, tabule, quibe, esfirras, e outras especiarias.

Tem ainda o modo de preparo da saborosa cozinha do oriente médio, como a kafta, tabule, quibe e esfirra.

GASTRONOMIA

O HAMBÚRGUER E O BACON

Por que resistir a uma combinação de baixo custo, fácil de preparar e que agrada a todos os paladares? Hoje você vai aprender a fazer também um irresistível polpetone de bacon recheado de queijo e enrolado no bacon

06/04/2024 11h30

Imagem Reprodução

Continue Lendo...

Quando se trata de hambúrgueres, poucas combinações gastronômicas são tão amadas e icônicas quanto o bacon e uma carne suculenta. A adição de bacon crocante a um hambúrguer transforma a experiência de saborear essa delícia em algo verdadeiramente irresistível. A história por trás dessa deliciosa junção é tão fascinante quanto o sabor que ela proporciona.
A trajetória do bacon no hambúrguer remonta a séculos atrás, quando ambas as iguarias eram apreciadas separadamente e ainda não haviam se encontrado de maneira tão harmoniosa. O bacon, por si só, tem uma longa história de consumo, remontando aos tempos antigos, quando os povos da Mesopotâmia e da China já apreciavam as virtudes dessa carne defumada. No entanto, foi na Europa, especialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha, que o bacon começou a se popularizar e a se tornar um item básico na culinária.

O HAMBÚRGUER


O hambúrguer, por sua vez, tem uma origem mais recente e mais específica. Sua forma moderna, como um disco de carne moída entre duas fatias de pão, é frequentemente associada aos Estados Unidos, onde se tornou um símbolo da culinária americana.
Os primeiros hambúrgueres eram simples e geralmente consistiam apenas de carne e temperos básicos. No entanto, à medida que a cultura culinária evoluiu e as técnicas de cozinha se aprimoraram, os hambúrgueres começaram a se tornar uma tela em branco para a criatividade dos chefs e cozinheiros apaixonados.

COM BACON


A união do bacon e do hambúrguer provavelmente aconteceu em um momento de experimentação culinária, quando alguém decidiu adicionar algumas fatias de bacon frito ao hambúrguer, criando, assim, uma explosão de sabores. O resultado foi uma combinação perfeita de texturas e gostos: a carne suculenta e temperada do hambúrguer contrastava com o crocante e salgado do bacon. Essa harmonia de elementos transformou rapidamente a novidade em um sucesso culinário.


Nos Estados Unidos, a década de 1950 foi um período de proliferação de lanchonetes e restaurantes que serviam hambúrgueres. Com a popularização da comida rápida, a adição de ingredientes como bacon, queijo e outros acompanhamentos criativos tornou-se uma maneira de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. O bacon, por conta de seu sabor marcante e textura única, logo se tornou um dos ingredientes favoritos para aprimorar a experiência do hambúrguer.


Ao longo das décadas seguintes, a popularidade do bacon no hambúrguer só cresceu. Ele deixou de ser apenas um ingrediente adicional e se tornou uma parte essencial das opções de hambúrgueres nos cardápios de todo o mundo. Além de adicionar sabor e textura, o bacon também trouxe consigo uma certa nostalgia e conforto, lembrando muitos de refeições caseiras e momentos compartilhados em família ou entre amigos.
Hoje, o bacon no hambúrguer é uma combinação tão icônica que é difícil imaginar uma época em que não fosse uma opção padrão em muitos restaurantes. Dos estabelecimentos mais simples às criações gourmet de chefs renomados, o bacon no hambúrguer continua a ser uma escolha popular, capaz de agradar aos paladares mais exigentes.

FAÇA AS DUAS


Em resumo, a história do bacon no hambúrguer é uma jornada saborosa através do tempo, que nos mostra como a criatividade culinária e a experimentação podem transformar ingredientes simples em uma delícia adorada por muitos.


A combinação de carne suculenta e bacon crocante não é apenas uma questão de sabor, mas uma celebração da evolução da culinária e dos prazeres gastronômicos que ela nos proporciona. A sugestão, portanto, é que você não perca a chance de provar não somente o hambúrguer, mas também o polpetone, que segue abaixo, na sua aventura do sabor deste fim de semana. O rendimento das medidas é de 20 bolinhas.

 

HAMBÚRGUER SUÍNO GOURMET

Ingredientes
> 300 g de pernil suíno picado;
> 100 g de bacon cortado em cubos;
> 3 dentes de alho picado;
> 2 colheres (sopa) de cebola picada;
> 3 colheres (sopa) de cheiro-verde;
> Pimenta-do-reino a gosto;
> 100 g de bacon em fatias;
> 2 fatias de abacaxi;
> 2 colheres (sopa) de manteiga;
> 1 colher (sopa) de mel;
> ½ cebola cortada em rodelas finas;
> Sal a gosto;
> 2 colheres (sopa) de maionese;
> 2 colheres (sopa) de mostarda;
> 1 colher (chá) de hortelã;
> 1 folha de alface;
> ½ tomate cortado em rodelas;
> 2 fatias de queijo prato;
> 1 pão de hambúrguer.


Modo de preparo do hambúrguer


Em um recipiente, coloque o pernil suíno, o bacon em cubos, o alho, a cebola picada e o cheiro verde, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e em seguida, com o auxílio de um prato, modele para que fique com a forma de um hambúrguer. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, frite as fatias de bacon e reserve.


Modo de preparo do abacaxi


Em uma frigideira antiaderente, sele as fatias de abacaxi na manteiga até dourar. Em seguida, acrescente o mel, envolvendo bem as fatias. Reserve.


Modo de preparo do molho de cebola


Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga e frite as cebolas em rodelas. Acrescente a maionese, a mostarda e a hortelã, mexa bem e reserve. Em uma frigideira antiaderente, sele o hambúrguer dos dois lados até que fique no ponto.

Montagem do sanduíche:


No pão de hambúrguer, coloque a folha de alface, as rodelas de tomate, o molho de cebola, o hambúrguer frito, o queijo prato, o bacon e o abacaxi.

 

POLPETONE DE BACON RECHEADO DE QUEIJO E ENROLADO NO BACON

Ingredientes


> 240 g de carne moída;
> 80 g de farinha de rosca;
> 100 g de bacon moído;
> 3 gemas;
> 50 g de cebola picada;
> 5 g de alho triturado;
> 10 g de hortelã picada;
> 10 g de salsinha picada;
> 10 gotas de molho de pimenta;
> 300 g de bacon em tiras;
> 100 g de queijo muçarela;
> 80 g farinha de rosca para empanar.


Modo de Preparo


Em uma tigela, coloque a carne moída, o bacon moído, a farinha de rosca, a cebola, o alho, a hortelã, a salsinha, o molho de pimenta e misture bem. Em seguida, pegue cerca de 30 g da mistura, coloque um pouco de muçarela dentro e faça bolinhas como se fossem almondegas. Passe as bolinhas na farinha de rosca e depois enrole cada uma em tiras de bacon. Depois disso, leve para fritar em fogo médio para dourar o bacon e cozinhar a massa, tomando cuidado para não estourar. Caso prefira, pode assar em forno médio aquecido a 180ºC por 20 minutos e está pronto.

Assine o Correio do Estado

CHOCOLATE

Pós-Páscoa: o que fazer com sobras de ovos de chocolate?

Correio do Estado preparou dicas e receitas de como reaproveitar ovos de chocolate que sobraram nesta Páscoa; confira

01/04/2024 07h45

Bombom na travessa DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

A Páscoa foi celebrada neste domingo (31) e muitos 'chocólatras' saborearam ovos de chocolate em lares sul-mato-grossenses. Mas, em meio a tanta doçura, sempre acaba sobrando guloseimas na geladeira.

O Correio do Estado preparou dicas e receitas de como reaproveitar ovos de chocolate que sobraram nesta Páscoa. Confira:

Bombom na travessa

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 caixas de leite condensado
  • 4 caixas de creme de leite
  • Pedaços de frutas de sua preferência: morango, uva, kiwi, banana
  • Suco em pó de sua preferência
Modo de preparo
  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Corte as frutas em pedaços
  3. Faça o mousse: bata o leite condensado com creme de leite no liquidificador
  4. Ainda com o liquidificador ligado, despeje o suco em pó devagar
  5. Desligue o liquidificador quando o mousse criar consistência
  6. Passe o ovo de chocolate derretido em uma forma de vidro
  7. Leve o produto à geladeira por 10 minutos, para que o chocolate derretido endureça
  8. Passe mais uma camada de chocolate
  9. Leve a guloseima novamente à geladeira por 10 minutos, para que a segunda camada de chocolate endureça
  10. Coloque o recheio (mousse)
  11. Espalhe as frutas picadas no recheio
  12. Passe mais uma camada de chocolate por cima do recheio
  13. Leve a guloseima novamente à geladeira por 10 minutos para que a “tampa” de chocolate endureça

Bolo simples com gotas de chocolate

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 ovos
  • Meia xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de leite
Modo de preparo
  1. Corte o ovo de Páscoa em pedaços
  2. Bata em um liquidificador o óleo, açúcar e ovos
  3. Adicione ao liquidificador o trigo, leite e o fermento em pó e bata novamente
  4. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga
  5. Espalhe os pedaços do ovo de Páscoa por toda a massa
  6. Leve a massa ao forno de 180ºC por aproximadamente 40 minutos

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 1 cenoura
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • meia xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo
  1. Corte a cenoura em pedaços
  2. Bata em um liquidificador o óleo, açúcar e ovos
  3. Adicione ao liquidificador os pedaços de cenoura e bata novamente
  4. Adicione ao liquidificador o trigo e o fermento em pó e bata novamente
  5. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga
  6. Leve a massa ao forno de 180ºC por aproximadamente 40 minutos

Ganache:

  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Coloque o chocolate derretido em uma panela com fogo baixo e adicione o creme de leite
  3. Mexa até obter uma mistura homogênea

Chocolate quente cremoso

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 xícaras de leite
  • 1 colher de amido de milho
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo
  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Bata em um liquidificador o leite, amido de milho, chocolate e o açúcar
  3. Despeje a mistura em uma panela com fogo baixo
  4. Adicione o creme de leite e mexa até obter uma mistura homogênea

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).