Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULINÁRIA

Três receitas para aproveitar o fim de semana sem carne

Veja como fazer diferentes tipos de quiche vegano
04/07/2020 07:00 - Da Redação


 

QUICHE VEGANO

Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

1/2 colher (chá) de sal;

3 colheres de sopa de azeite;

1/4 de xícara (chá) de óleo de girassol.

Recheio

2 colheres (sopa) de azeite;

2 dentes de alho picados;

1 pacote de espinafre em folhas congelado;

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto;

2 xícaras (chá) de tofu firme bem escorrido e amassado;

1/2 copo de requeijão de soja;

Farinha de rosca a gosto para polvilhar;

1 colher (sopa) de alho frito.

Modo de preparo

Massa: junte a farinha, o sal e o azeite em uma tigela. Adicione o óleo até obter uma massa que não grude na mão. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra sobre uma forma de fundo falso de 20 cm.

Recheio: em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Adicione o espinafre descongelado e escorrido. Refogue-o por, pelo menos, três minutos. Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Deixe esfriar. Junte o tofu e o requeijão. Recheie e cubra com a farinha de rosca misturada com o alho. Leve ao forno preaquecido e asse até dourar. Desenforme e sirva.

 
 

QUICHE DE ALHO PORÓ

Ingredientes  

Massa

250 g de farinha de trigo;

125 g de manteiga;

1 ovo;

2 colheres (sopa) de água gelada.

Recheio

3 maços de alho-poró cortados em rodelas bem finas;

3 ovos;

1 e ½ xícara de creme de leite fresco;

100 g de mussarela ralada;

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Massa: misture a farinha, a manteiga e o ovo até formar uma farofa. Acrescente as duas colheres de água gelada e amasse delicadamente para dar liga.

Recheio: com um fouet, bata os ovos e o creme de leite fresco. Refogue o alho-poró na frigideira com um pouquinho de azeite. Depois, misture o alho no creme e acrescente os queijos.

Montagem: abra a massa com as mãos em uma forma redonda de 22 cm, montando o fundo da torta e a lateral. Coloque o recheio e leve ao forno por cerca de 30 minutos em uma temperatura de 180ºC, até dourar. É importante lembrar que cada forno é de um jeito, por isso, fique atento para não queimar ou para não tirar a quiche antes da hora.

 

QUICHE DE BRÓCOLIS

Ingredientes  

Massa

330 g farinha de trigo;

200 g manteiga;

1 ovo;

Sal e pimenta a gosto.

Recheio

4 ovos;

250 ml de leite;

250 ml de creme de leite;

200 g de brócolis cozido;

50 g de queijo parmesão.

Modo de preparo

Massa: misture a farinha com manteiga até formar uma massa arenosa. Adicione sal, pimenta e o ovo e misture até formar uma massa uniforme. Deixe a massa repousar na geladeira em filme plástico por 30 minutos. Abra a massa e forre uma forma de fundo removível. Asse em forno a 190ºC por 15 minutos. Recheio: bata os ovos e agregue leite frio, creme de leite, sal e pimenta. Dentro da forma com a massa, coloque os pedaços de brócolis cozidos. Em seguida, adicione a preparação batida e, por cima, o queijo parmesão. Asse em forno a 180ºC por 40 minutos.

 
 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.