Economia

Perdas

Comércio ainda reclama de feiras itinerantes que 'invadem' a Capital

Comércio ainda reclama de feiras itinerantes que 'invadem' a Capital

Redação

17/10/2010 - 03h51
Notícia sem imagem

As feiras itinerantes – grupos de comerciantes de outros estados que chegam à Capital e passam pequenas temporadas -  são sinônimo de perdas para o comércio local. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), esse tipo de evento tem prejudicado lojistas, principalmente, nos setores têxtil e calçadista, por oferecerem produtos com preços muito abaixo dos praticados na cidade.
Em alguns casos, a diferença de valores num mesmo tipo de produto chega a 70%, dependendo de onde é comercializado. “Não somos contra a concorrência, mas esta é uma concorrência desleal, pois eles têm preços muito menores porque não arcam com todos os impostos que nós arcamos aqui. Muitos trazem a mercadoria sem pagar nem mesmo ICMS e ISS”, conta o vice-presidente da entidade, João Carlos Polidoro.
Esse tipo de expositor geralmente se instala no Centro de Convenções Albano Franco, em salões e galpões de bairros. Alguns chegam até mesmo a estacionar caminhões em pontos estratégicos da cidade na expectativa de vender suas mercadorias, sem a necessidade de pagar o aluguel de um estande ou correr o risco de ser tributado.
Segundo Polidoro, comercializações assim, além de fomentarem a informalidade, já que muitos acabam comprando para revender como sacoleiros na Capital e em cidades do interior -  prejudicando o comércio local dos municípios - também comprometem a arrecadação estadual e municipal, afetando diretamente os serviços à população.
“O imposto representa em média cerca de 40% do valor de um produto têxtil, por exemplo. Na quantidade que eles vendem, é um montante expressivo de dinheiro que deixa de ser investido em melhorias em saúde, educação e outros setores da sociedade”, pondera, apontando que com isso, quem perde é a própria população que compra nesse tipo de feira e que, inconscientemente está reduzindo a qualidade do atendimento público que utiliza.

Loterias

Resultado da Super Sete de hoje, concurso 919, sexta-feira (06/11)

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3029, sexta-feira (06/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).