A fábrica de fertilizantes da Petrobras, que deverá começar suas obras de instalação em 2011 em Mato Grosso do Sul, recebeu hoje, licença ambiental para funcionar em Três Lagoas. A publicação está no Diário Oficial do Estado (DOE).
A autorização é do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL/MS, que concedeu a Licença Prévia n° 311/2010, para fabricação de fertilizantes e agroquímicos. A validade do documento é de dois anos.
O empreendimento, que fabricará cerca de 1,3 milhão de toneladas ao ano deverá mudar os rumos do mercado de fertilizantes no País. A estimativa é de que fábrica deverá, a partir de 2014, reduzir a importação brasileira de fertilizantes nitrogenados (amônia e uréia) de 80% para apenas 20%.
A Petrobras está investindo mais US$ 2,2 bilhões na unidade no Estado. A terraplanagem do terreno de 556 hectares no município começa em abril de 2011, quando terão início as contratações, que chegarão a cinco mil para todas as etapas de construção.
Em funcionamento, a unidade pretende empregar cerca de 500 trabalhadores, principalmente nas áreas de indústria e engenharia química, além de eletrônica, pelo alto grau de tecnologia que será empregado na indústria.