Economia

AQUECIMENTO SOLAR

MP pede apurar denúncia de cartel no Minha Casa Minha Vida

MP pede apurar denúncia de cartel no Minha Casa Minha Vida

Redação

30/11/2010 - 21h10
Notícia sem imagem

O Ministério Público Federal encaminhou à SDE (Secretaria de Defesa Econômica) um ofício pedindo abertura de investigação sobre uma suposta formação de cartel de empresas de posição dominante no mercado de aquecimento solar no País, que fornecem equipamentos para as casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A informação é da Folhaonline.

O procurador do MP Augusto Aras, representante do órgão junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), recebeu uma denúncia contra a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento). Segundo a denúncia, as empresas representadas pela associação detêm 80% do mercado total de aquecimento solar no Brasil e, desde a assinatura do Termo de Referência da Caixa Econômica Federal para as obras do Minha Casa, Minha Vida, passam a dominar 100% da carteira de obras públicas habitacionais populares, com valor superior a R$ 6 bilhões.

A Abrava nega qualquer formação de cartel e ressalta o caráter técnico do Termo de Referência. “O Programa Minha Casa, Minha Vida, de maneira muito responsável, exige que as empresas fornecedoras participantes tenham seus produtos etiquetados pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do Inmetro.

Essas exigências estão descritas no Termo de Referência da CEF, com muitas outras especificações técnicas”, afirmou Marcelo Mesquita, gestor do departamento nacional de aquecimento solar da Abrav. Com informações da Folhaonline.

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2996, sexta-feira (06/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

07/11/2026 08h57

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Super Sete de ontem, concurso 919, sexta-feira (06/11): veja o rateio

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

07/11/2026 08h56

Confira o rateio da Super Sete

Confira o rateio da Super Sete Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).