Economia

EXPECTATIVAS

Ata do Copom não dissipa dúvidas sobre aperto monetário

Ata do Copom não dissipa dúvidas sobre aperto monetário

Redação

17/12/2010 - 01h00
Notícia sem imagem

A ata da última reunião do Copom rachou ainda mais as apostas do mercado de juros em relação ao timing e a magnitude do aperto monetário no começo de 2011. O documento arrefeceu as expectativas de início da alta da Selic em janeiro, fortalecendo a percepção de que um aumento do juro deverá ficar para março ou abril.

Analistas avaliam que o Banco Central precisará de mais tempo para sentir os efeitos das medidas macroprudenciais, anunciadas no começo do mês, principalmente no crédito. De qualquer forma, o comportamento dos juros futuros já sinalizam um movimento menor de alta da Selic no começo do ano que vem.

A curva mais curta de juros passou a mostrar 91% de probabilidade de uma elevação da Selic de 0,25 ponto porcentual contra 9% de alta de 0,50 pp no primeiro encontro do Copom de 2011, em janeiro. Para a reunião do Copom seguinte, de março, a curva projeta possibilidade de 92% de a taxa Selic subir 0,50pp ante 8% de chance de elevação de 0,25pp. O contrato de juros com vencimento em julho de 2011 avançou levemente, para 11,38%, de 11,36%, e o de janeiro 2012, caiu a 11,83%, de 11,87% .

A Bovespa voltou a se descolar negativamente de Wall Street e fechou em baixa de 0,83%, aos 67.306,30 pontos, acumulando perda de 2,63% nos três últimos pregões. O desempenho de Petrobrás e Vale conteve as perdas do Ibovespa em boa parte do dia, mas na hora final, os papéis viraram para baixo. Petrobrás PN cedeu 0,08% e Vale PNA registrou perda de 0,87%.

O dólar à vista subiu pela segunda sessão consecutiva, incorporando movimentos técnicos e fechou a 1,7020 (0,18%). O avanço, porém, foi novamente limitado pelo fluxo cambial positivo.



Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2996, sexta-feira (06/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

07/11/2026 08h57

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Super Sete de ontem, concurso 919, sexta-feira (06/11): veja o rateio

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

07/11/2026 08h56

Confira o rateio da Super Sete

Confira o rateio da Super Sete Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).