O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em viagem aos Estados Unidos que é difícil frear a inflação e segurar o dólar. Apesar de admitir a dificuldade, o ministro completou o discurso dizendo acreditar que o governo está conseguindo aos poucos atingir esses objetivos.
Inflação x renda variável
Agora, completa Soares, tem ações que caso a inflação suba e haja restrição do crédito elas vão sofrer. Um exemplo são os papéis do setor de consumo. "Se você tem a inflação subindo muito, os juros têm que acompanhar isso, aí você tem restrição de crédito e com isso as pessoas vão comprar menos. Nesse sentido, essas empresas vão ver o crescimento delas diminuindo e a margem de lucro diminuindo também, essas empresas acabam sendo, cada vez mais, impactadas", explica.
O diretor reforça ainda a ideia de que o ideal é partir para setores inelásticos. "Por mais que o preço da energia elétrica suba, você não vai parar de tomar banho por isso, pode até ser um banho mais rápido, mas não o excluirá. Você não desligará sua geladeira. Então essas empresas vão performar como sempre performaram. As empresas de cigarro também. Se o maço hoje custa R$ 1 e por causa da inflação ele passar a custar R$ 2,50, quem fuma, vai continuar fumando".
Além disso, ele reforça a importância do pagamento de dividendos. "A Eletropaulo, por exemplo, paga em média 16% de dividendos. É muito dividendo. Então eu coloco o meu dinheiro lá, o setor é inelástico, vai mexer muito pouco, eu coloco meu dinheiro lá e todo ano vou receber 16% de lucro. É ótimo negócio".