Apesar do frio em Chapadão do Sul - que registrou 7ºC hoje (7) pela manhã - a reunião dos senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Waldemir Moka (PMDB-MS) - durante a programação do Circuito Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) - contou com número expressivo de produtores. O Código Florestal foi um dos temas do debate.
Segundo a parlamentar, providências devem ser tomadas para o reconhecimento dos responsáveis pelo setor que mais movimenta a economia do país: “A soja e carne estão sempre no topo da economia brasileira, e é o agronegócio que movimenta Mato Grosso do Sul. Os produtores devem se unir e buscar se informar, pois informação é poder”.
Em sua palestra “Brasil de hoje e as reformas de amanhã”, ela apontou particularidades sobre a desconsideração do agronegócio por parte do Governo Federal. “O produtor não é reconhecido como deveria, os fatores climáticos causaram uma queda de 7% no agronegócio brasileiro, enquanto que nos Estados Unidos, o produtor não quer saber se fará sol ou chuva. Ele tem a garantia do subsídio, enquanto que o produtor brasileiro deve se arriscar e plantar, fazendo um investimento de risco. Espero que o governo do país, ao menos reconheça a relevância desse setor o quanto antes”, detalha a senadora.