Economia

Economia

Estudo mostra que sete em cada 10 brasileiros não poupam

Estudo mostra que sete em cada 10 brasileiros não poupam

Redação

07/06/2013 - 22h00
Notícia sem imagem

Uma pesquisa sobre hábitos financeiros dos brasileiros traz um dado preocupante: 69% dos entrevistados disseram não poupar. A consulta, encomendada pela Serasa Experian ao Ibope, revela ainda que 35% das pessoas sentem mais prazer em gastar o dinheiro imediatamente do que em poupar, enquanto 30% compram por impulso.

Para Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian, o resultado demonstra a falta de interesse em fazer poupança. "Isso demonstra o desconhecimento das vantagens de ter investimento e da necessidade de ter algo para o futuro", afirma. E esse costume de não poupar vem de longe, segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP. "As pessoas não poupam por causa dos próprios hábitos de consumo.

Quando crianças, aprenderam a pegar dinheiro e comprar, então, quando se tornam adultos, qualquer sobra de dinheiro é gasta", afirma.

A sondagem ainda traz outros dados interessantes, como o que indica que 38% optariam por parcelar suas compras no lugar de economizar e conseguir desconto no pagamento à vista. E mais da metade dos entrevistados (52%) não sabiam calcular corretamente o rendimento de uma aplicação financeira. Segundo Almeida, esse grupo é formado majoritariamente por pessoas de escolaridade menor, com conhecimento básico de finanças e renda mensal inferior a 10 salários mínimos.

Por outro lado, a maior parte dos 48% que souberam fazer corretamente as contas de rendimento de aplicação financeira compartilha o fato de terem concluído o curso superior e de terem renda mensal acima de 10 salários mínimos. Por região, os moradores do Sul demonstraram ter mais controle financeiro, seguidos pelos do Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Hábito
Mas se sete em dez brasileiros não têm o costume de guardar dinheiro, pode parecer difícil vislumbrar no horizonte uma forma de começar a economizar. No entanto, de acordo com Domingos, a solução para esse impasse não é tão complicada. "Não acho que a dívida seja o problema, e sim a ausência de sonhos e objetivos claros na vida das pessoas. É preciso estruturar um plano de vida e resgatar o que se deseja a curto, médio e longo prazo", afirma.

Para isso, comece fazendo um diagnóstico do seu orçamento para verificar o destino do dinheiro. A seguir, elimine os excessos e procure não comprometer mais de 30% da renda com dívidas. Um terceiro passo seria definir metas de curto, médio e longo prazo, e começar efetivamente a poupar. "Para cada tempo existe um investimento que se adequa a isso", afirma Domingos. No curto prazo, para objetivos de até um ano, como viajar, o indicado é a caderneta de poupança, que tem liquidez (é fácil de sacar) e garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

No médio prazo, para metas de cinco a dez anos, o investidor pode partir para o Tesouro Direto -onde se aplicam em títulos públicos indexados à inflação ou à taxa de juros, por exemplo-, Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou fundos de investimento. "Nesse último caso é preciso ficar de olho na rentabilidade e na taxa de administração", afirma. No longo prazo, para aqueles objetivos superiores a dez anos, como a aposentadoria, o investidor pode continuar no Tesouro Direto, mas pode optar por títulos com vencimento maior, como 15 ou 20 anos. 

Loterias

Resultado da Super Sete de hoje, concurso 919, sexta-feira (06/11)

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3029, sexta-feira (06/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).