O governo do Estado publicou hoje (25), pela segunda vez, o relatório das contas, divulgando o que entra e sai no caixa, com informações detalhadas sobre a origem e para onde foi repassado o dinheiro. Os dados são referentes, sempre, ao mês anterior.
O governador André Puccinelli destacou que no relatório divulgado mês passado, referente a agosto, houve um superavit e que, em setembro (divulgado hoje), houve um déficit financeiro de R$ 10 milhões. “Isso é devido a uma queda muito acentuada do FPE [Fundo de Participação dos Estados], ou seja, estamos neste momento de desonerações de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], nos valendo dos recursos do ICMS, que está salvando os municípios”.
Sobre as contas referentes a outubro – que serão divulgadas no dia 25 de novembro, o governador adiantou que as duas primeiras parcelas do FPE vieram mais baixas. “A última parcela [que será repassada dia 30] nos dirá se o FPE caiu ainda mais ou não”.
Em relação ao projeto da reforma do ICMS, que irá reduzir o percentual arrecadado por MS - ainda em discussão no governo, André Puccinelli afirmou que, mesmo só valendo para o próximo governo, vai cuidar para que a política tributária que o governo federal quer instituir com a reforma do ICMS não prejudique o Estado. “Até porque, mesmo que eu não esteja no governo, é uma sucessão. Existirá governador no próximo mandato, no outro e no outro... nós queremos que o Estado de MS vá bem”, concluiu.