Economia

BENEFÍCIOS

Aneel propõe divisão de energia barata entre distribuidoras

Essa energia mais barata vem das usinas que não renovaram seus contratos de concessão

Redação

05/11/2014 - 23h00
Notícia sem imagem

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta quarta-feira (5) sua proposta para dividir energia elétrica mais barata entre todas as distribuidoras do país no ano que vem. A maior beneficiada será a Eletropaulo.

Essa energia mais barata vem das usinas que não renovaram seus contratos de concessão, como Cesp, Cemig e Copel, e que terão de devolver suas usinas a partir do ano que vem.

A energia gerada por elas, chamada de "energia velha", custa mais barato que a das demais usinas, porque o investimento para a construção dessas geradoras já foi amortizado ao longo do tempo.

Assim, o novo concessionário será remunerado apenas pela operação e manutenção das máquinas, o que faz o preço cair, em média, de R$ 120 para R$ 30.

A Aneel considera que cerca de 4.500 megawatts médios de energia velha estarão disponíveis para uso das distribuidoras no ano que vem.

A distribuição entre as empresas seguiu dois critérios: a quantidade de energia que a empresa precisa contratar para o ano que vem e a quantidade de clientes que ela possui em sua rede.

Todos os valores ficarão em audiência pública entre os dias 6 e 17 de novembro.

Segundo o diretor da agência e relator do processo, Tiago Correia, o objetivo final é de que todas as distribuidoras do país entrem no ano de 2021 recebendo a mesma proporção de energia barata. Atualmente, esses números ainda são desnivelados.

Loterias

Resultado da Super Sete de hoje, concurso 919, sexta-feira (06/11)

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3029, sexta-feira (06/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).