Economia

BIOCOMBUSTÍVEL MS

Consumidores aprovam etanol hidratado e consumo cresce 48,7%

Participação do biocombustível no mercado regional é de 15%

Aline Oliveira

13/11/2018 - 17h05

Entre janeiro e setembro deste ano, Mato Grosso do Sul registrou um consumo de etanol hidratado de 91,6 milhões de litros. O volume comparado ao mesmo período do ano passado representa um crescimento de 48,7%, indica a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Apesar do bom momento apresentado pelo biocombustível, o consumo do gasolina C teve uma queda modesta de consumo, na ordem de 8%, em relação ao mesmo período de 2017. No mês de setembro deste ano foram consumidos 55,5 milhões de litros, enquanto que no mesmo período do ano passado, o consumo foi de 64 milhões de litros, significando queda de 13%. 

Segundo o presidente  da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, o etanol está cada vez mais competitivo frente à gasolina e isso reflete em toda a cadeia, desde a produção até o consumo. “A paridade com a gasolina favoreceu o consumo do etanol, no entanto, a participação do etanol no mercado do Mato Grosso do Sul ainda é pequena com relação a outros Estados importantes na produção do combustível”, considera.

Em Mato Grosso do Sul, a comercialização do etanol hidratado corresponde a 15% do mercado, enquanto em São Paulo já atingiu 52% e Goiás 53%.

Com aumento na demanda de consumo no Estado, o etanol hidratado aumentou sua participação no Ciclo Otto (nome genérico dado ao mercado de combustíveis que considera motores que utilizam etanol ou gasolina). De janeiro a setembro, o biocombustível cresceu em 4% a sua presença no mercado, comparado ao ano anterior.

Ainda de acordo com dados da ANP, em Mato Grosso do Sul, a média de paridade no preço do etanol e da gasolina ao longo do ano foi de 79,8%. Em setembro, foi registrado o menor valor de paridade dos preços entre os respectivos combustíveis, que ficou em 74,2%.

CENÁRIO NACIONAL 

No cenário nacional, a comercialização do etanol hidratado também foi acima da média. De janeiro a setembro, as vendas do biocombustível cresceram 41,3%, conforme último levantamento da Síntese de Comercialização de Combustíveis divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Apesar da alta, no mês de setembro o volume de etanol hidratado comercializado pelas distribuidoras apresentou queda de 1,21% em relação ao mesmo mês do ano passado, registrando o volume de 1,8 milhão de m³.

Para a ANP, esse aumento na demanda do etanol hidratado reflete “um efeito de substituição do etanol hidratado em relação à gasolina C”, o motivo seria preços mais competitivos do biocombustível.

Loterias

Resultado da Super Sete de hoje, concurso 919, sexta-feira (06/11)

A Super Sete tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante do Super Sete, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3029, sexta-feira (06/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

06/11/2026 21h34

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).