Ricardo Campos Jr
21/01/2021 06:00
Janeiro entra na reta final encerrando a temporada de liquidações e promoções que começou com a black Friday, passou pelo Natal e acabou com os tradicionais saldões de começo de ano feitos pelas grandes redes de lojas. Com a pandemia, o e-commerce não apenas se destacou como deve seguir como primeira opção para compras por partes dos consumidores, por isso não custa nada lembrar as lições de segurança que valem todo e qualquer cliquem em loja online.
De acordo com Alessandro Fontes, sócio fundador da startup Reduza, que monitora e ajuda a evitar golpes no e-commerce, entre os itens mais procurados desde novembro estão smartphones, eletrodomésticos, eletroportáteis, artigos esportivos e até bebidas e itens de supermercado.
Ele enumerou dez dicas que devem ficar guardas na memória de todos os compradores e de quem pretende perder o medo e começar a usar o cartão de crédito para consumir online.
Para Alessandro, é preciso ter em mente o que precisa comprar para não cair na tentação de adquirir itens dos quais não se precisa. “Por exemplo, se você quer comprar uma Smart TV nova, defina modelos, funcionalidades e marcas que você tem interesse e fique de olho para quando aparece em ofertas daquele item em específico”
Lojas são especialistas em despertar estímulos que levem as pessoas a comprar por impulso. Anúncios com cores vibrantes ou mensagens que despertem ansiedade, urgência, curiosidade, sensação de escassez.
“Tudo isso influência na sua tomada de decisões. Fique atento a mensagens como estoque limitado, últimos minutos e até mesmo uma contagem regressiva podem ser usadas como estratégias de vendas para te fazer comprar mais rápido e sem pensar muito”, diz Alessandro.
Se a página foi montada para aplicar golpes, vítimas mais desesperadas acabam sendo alvo fácil.