Clique aqui e veja as últimas notícias!

MERCADO FINANCEIRO

Liberados investimentos de qualquer brasileiro em empresas estrangeiras

BDRs que antes só eram possíveis a investidores qualificados foram liberadas a todos os brasileiros
31/10/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

Norma ditada pela Comissão de Valores Mobiliarios (CVM) autorizou qualquer brasileiro a investir em parcelas de  grandes empresas dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Na lista estão gigantes tentadoras, como Facebook, Apple, Amazon, Microsoft e até mesmo a plataforma de streaming Netflix, mas será que realmente vale a pena?

Esse processo não exige a abertura de qualquer tipo de conta no exterior. As ações (chamas de BDRs) podem ser compradas diretamente com uma corretora ou plataforma digital. 

O administrador e especialista em investimentos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) Trajano Ellera Gomes disse ao Correio do Estado que esse tipo de negócio sempre esteve disponível, mas apenas para investidores qualificados, ou seja, que comprovavam ter mais de R$ 1 milhão em investimentos.

Essa abertura recente implica que agora não há mais reservas ou restrições. “Essa abertura permite, então, que o investidor possa comprar títulos representativos de ações de empresas estrangeiras sem que elas necessariamente abram seu capital aqui no Brasil, abrindo então essa nova fronteira para os pequenos investidores. Hoje o Brasil representa algo como 0,7% do PIB mundial, o que podemos pensar realmente como uma oportunidade para diversificar investimentos em outros países e mercados globais”, explicou à equipe de reportagem.

Segundo ele, é difícil fazer uma previsão considerando qual mercado será mais rentável, “mas podemos analisar quais setores ou negócios hoje têm uma possibilidade de valorização e crescimento maior”, pondera.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui