A Black Friday Fronteira deve atrair cerca de 40 mil turistas e movimentar 30 milhões de dólares em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
Após dois anos sem edição, a Black Friday terá nova edição entre os dias 7 e 11 de setembro deste ano.
O lançamento oficial da ação no Brasil ocorreu nesta terça-feira (9), no Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, com presença de representantes do comércio paraguaio.
Mais de 100 lojistas já aderiram ao evento, que promete descontos de até 50% em diversos produtos.
Conforme o presidente do sistema Fecomércio/MS, Edison Araújo, praticamente todas as lojas da região de fronteira, tanto do lado brasileiro quanto paraguaio, devem participar.
"São lojas com todos os artigos, seja de eletrônico, bebidas, perfumarias, roupas, entre outros", disse.
Conforme Araújo, o diferencial deste ano será que, além das promoções, haverá outros atrativos, como gastronomia com comidas típicas, apresentações de dança, música e artesanato.
"[A Black Friday] movimenta toda uma cadeia produtiva, seja do comércio de bem, das empresas prestadoras de serviço e também as que estão na área do turismo. Envolve hotéis, bares, restaurantes", disse Araújo.
"É um projeto para as pessoas que são de fora daquela região e vêm pra fazer um turismo de compras, que é o destino certo dessa região onde está situado Pedro Juan Caballero e, até chegar do lado de lá [Paraguai], ela fomenta toda uma economia do nosso lado no Brasil", acrescentou.
A última Black Friday na fronteira foi em 2019. Em 2020 e 2021 não houve edição devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Edição Brasil
No Brasil, excetuando-se a edição de fronteira, a Black Friday é realizada no mês de novembro.
O dia “D” da “Black Friday” é a última sexta-feira do mês,mas alguns fornecedores oferecem ofertas antecipadas, incluindo em seus sites.
Na data, lojas oferecem descontos em produtos e serviços dos mais variados tipos e já é um dos períodos de maior movimento no comércio.
As ofertas atraem diversos consumidores, dispostos a comprarem itens que estão planejando há tempos ou a aproveitar os preços baixos em outros produtos.
No ano passado, a Black Friday movimentou cerca de R$ 259 milhões na economia do Estado, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS).
Em 2020, a sexta-feira dedicada às promoções movimentou R$ 200 milhões. Já o total movimentado em 2019 foi de R$ 260 milhões.