Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Bolsa fecha em alta e tem 2ª semana no azul

Bolsa fecha em alta e tem 2ª semana no azul
14/02/2014 17:45 - Folhapress


Acompanhando o bom humor externo, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou hoje em alta de 0,81%, aos 48.201 pontos. Com este desempenho, o índice teve avanço de 0,27% -segunda valorização semanal seguida.

As ações da ALL lideraram com folga a lista dos maiores ganhos do Ibovespa, com alta de 19,44%, após ter informado ao mercado que houve avanço na conversa com a Rumo Logística, subsidiária da Cosan, para uma eventual fusão entre ambas as companhias.

Reportagem publicada pelo jornal "Valor Econômico" sugeriu que o negócio pode ser finalizado na próxima semana, o que ajudou a impulsionar os papéis da ALL na Bolsa. As ações da Cosan também tiveram forte ganho, de 4,98%, o terceiro maior entre as 72 ações que compõem o Ibovespa.

"A disparada é compreensível. Será criada uma nova empresa, ainda maior, num setor promissor que é o de logística. Claro que a manutenção da alta dos papéis vai depender dos detalhes da operação, mas, por ora, o mercado avalia a notícia como positiva. Sempre que há uma informação como essa, é natural que haja um movimento especulativo com as ações", diz Pedro Galdi, analista-chefe da SLW Corretora.

Segundo Pedro, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Europa e o dado de inflação na China pesaram positivamente sobre os mercados internacionais hoje, dando suporte ao ganho da Bolsa brasileira. As principais Bolsas europeias e asiáticas fecharam no azul.

"Nos EUA, apesar de a produção industrial ter vindo fraca, os índices americanos se ajustaram às perdas recentes e operam em alta", diz Galdi. Às 17h36 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,78%, enquanto S&P 500 tinha ganho de 0,54% e o Nasdaq, de 0,15%. As Bolsas dos EUA fecham por volta de 19h30 (de Brasília).

Resultados
O dia de hoje foi marcado pela repercussão de resultados de empresas na Bovespa. Os papéis da BM&FBovespa, administradora da Bolsa nacional, subiram 3,68%, mesmo após a companhia ter apresentado queda de 16,2% no lucro líquido do quarto trimestre do ano passado, ante mesmo período de 2012, para R$ 182,1 milhões.

Os papéis de PDG Realty e Klabin, que também repercutiram resultados do quarto trimestre do ano passado, fecharam com avanços de 3,07% e 4,44%, respectivamente.

Já as ações mais negociadas da Usiminas tiveram perda de 4,07% no dia, ficando no topo das perdas do Ibovespa nesta sexta-feira. O mercado avaliou que o resultado financeiro da siderúrgica mineira afetou seu lucro no quarto trimestre de 2013, apesar do resultado operacional ter ficado praticamente em linha com as estimativas de analistas.

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.