Nesta terça-feira (15), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande se reuniram com o secretário titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, para discutirem assuntos voltados para a industrialização e temas estratégicos para o desenvolvimento regional.
Durante a reunião, os parlamentares se comprometeram a discutirem e votarem com mais celeridade, projetos que estimulam a instalação de grandes empreendimentos industriais que geram oportunidades e empregos na Capital.
Na ocasião, o representante da Semadec, lembrou que a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul em 2025 é de 4,4%, e Campo Grande será diretamente impactada com o crescimento do Estado. Diante disso, ele destacou a importância de se discutir legislações que impulsionem o desenvolvimento econômico da Capital
“No encontro, nós mostramos para os vereadores qual é o papel de Campo Grande, no que se trata do desenvolvimento do Estado, e enfatizamos também o quanto a participação da Câmara Municipal é fundamental nesse processo, porque ela que aprova leis sobre atração de investimentos, incentivos fiscais, então é importante a Casa de Leis entender seu papel, principalmente na aprovação desses investimentos”, relatou Verruck.
Conforme o secretário, atualmente mais de 40 projetos que tratam sobre a viabilização de instalação de empreendimentos industriais tramitam na Casa de Leis.
Em resposta ao secretário, o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy, reforçou o compromisso assumido pelos vereadores para promover a criação dessas oportunidades. “Precisamos industrializar a Capital e atrair esses investimentos para Campo Grande, que é muito promissora na questão do desenvolvimento. Quanto mais ações institucionais como essa, mais próximos ficamos dos resultados almejados. A Câmara é o espaço legítimo para a realização deste debate”, afirmou Papy.
O presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo, vereador Ronilço Guerreiro, acrescentou que a Câmara Municipal deve discutir políticas para fomentar mais indústrias para Campo Grande. E essa é uma construção coletiva para gerar empregos e oportunidades para a Capital. Vamos construir isso juntos”, relatou Ronilço.
ROTA BIOCEÂNICA
Na reunião, o secretário Jaime Verruck ainda falou sobre a implantação da Rota Bioceânica, que conforme ele, vai transformar Campo Grande em um grande hub logístico da América Latina.
Conforme o secretário, as obras da ponte sobre o Rio Paraguai, que ligam Porto Murtinho (BRA) a Carmelo Peralta (PAR), estão 65% concluídas.
Na semana passada, a Câmara Municipal instalou a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota de Integração Latino-Americana, que vai monitorar o cenário de oportunidades que serão criadas na Capital com a consolidação do Corredor Bioceânico.