Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COMÉRCIO

Campo Grande terá Dia Livre de Impostos na quinta-feira

Serviços e produtos serão comercializados sem impostos em lojas participantes
02/06/2020 11:32 - Gabrielle Tavares


Na próxima quinta-feira (4), será realizado em Campo Grande o Dia Livre de Impostos (DLI), que acontecem todos os anos para conscientizar consumidores sobre a quantia que pagam em impostos. 

PARTICIPANTES:

Lojistas participantes comercializarão produtos e serviços sem os valores referentes aos impostos, arcando eles mesmo com os descontos no dia.

De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Inês Conceição Santiago, a lista com as lojas participantes ainda estão sendo finalizada, mas vão participar postos de gasolina, restaurantes, serviços de entrega e até supermercados. 

“Esse ano tivemos que fazer adequações por causa da pandemia. Em postos de combustíveis e serviços de delivery não tem problema, mas estamos orientando para os outros estabelecimentos que sejam feitas medidas para evitar aglomerações”, explicou.

CARGA TRIBUTÁRIA:

Inês Conceição também comentou que as cargas tributárias são um grande peso para todos os empresários. 

“São tributos altíssimos que oneram o crescimento das empresas e em muitos casos têm matado a empresa, antes mesmo do seu primeiro aniversário”.

O Brasil é o 14◦ que mais arrecada impostos, em um ranking de 30 países, e está em último como país que melhor retorna o dinheiro em benefícios à população. 

Em média, o brasileiro trabalha 153 dias (5 meses) por ano, apenas para pagar impostos.

Durante a pandemia, alguns produtos e serviços se tornaram obrigatórios e necessários. 

A carga tributária para o álcool em gel e para as máscaras cirúrgicas são de 22,93%, sendo 5,93% Federal e 17% Estadual. Para a luva cirúrgica estéril a tributação chega a 23,16%. Sabonete está tributado em 23,36%.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a luva possui carga tributária de 40,85%, e as luvas cirúrgicas estão com tributação de 29,68%., já o sabonete, 37,09%.

ASSOCIAÇÕES

O DLI é uma ação organizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) com participação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o país. 

Em Mato Grosso do Sul, a DLI será realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL MS), com a CDL CG e CDL Dourados.

 

 
 

Felpuda


Candidato a prefeito de cidade do interior foi buscar “inspiração” para elaborar seu programa de governo.

Assim, não se fez de rogado em beber da fonte de prefeito que tenta a reeleição em município da Bahia.

O dito-cujo cá dessas bandas copiou as propostas e vinha as apresentando como sendo de sua autoria.

A população já descobriu o plágio e ainda aguarda uma explicação.

Se não houver, as urnas certamente a darão.