A Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul - Fecomércio/MS - faz alerta para os comerciantes estarem atento às formas de pagamento nesse período que antecede ao Dia dos Pais quando se espera aquecimento das vendas.
De acordo com o diretor-superintendente do Instituto de Pesquisa Fecomércio-MS, Thales de Souza Campos, as compras feitas à vista ou mesmo a prazo, com pagamento parcelado por meio de cheques, obedecem algumas regras que precisam ser seguidas.
“Solicite ao emitente o documento de identidade e anote o número de telefone. Confira a assinatura do documento com a do cheque. Anote os números do CPF, RG e telefone, no verso do cheque”, aconselha Thales.
O economista chama a atenção para o modo como o cheque é preenchido. “Evite que o cliente, ao cruzar o cheque, risque sobre o código de barras; isso prejudica a identificação do mesmo. Não aceite cheque com rasuras, pois o banco pode recusá-lo”.
Existem vários meios de o comerciante evitar receber um cheque falso. Thales destaca que, ao solicitar o documento de identidade, é aconselhável observá-lo com atenção, ver se existem sinais de adulteração, ou seja, saliências no documento, ou foto adulterada. “Com esses cuidados, tenho certeza que os comerciantes terão um faturamento seguro”, finaliza.
Fonte: Fecomércio/MS