Na medida em que mais brasileiros aderem ao comércio eletrônico, crescem os problemas relacionados ao setor, segundo constatação da Proteste – Associação de Consumidores.
De acordo com levantamento da entidade, as compras on-line foram as campeãs de queixas na Associação no ano passado, apresentando o maior crescimento dentre os assuntos mais reclamados entre 2009 e 2010.
Atraso ou erro na entrega, descumprimento de oferta, golpes com não envio do produto ou mercadoria com defeito, falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor e falta de canais e contato foram os principais problemas relacionados ao assunto enfrentados pelo consumidor.
“As empresas não se estruturam adequadamente para dar conta da demanda. O que poderia ser facilidade e comodidade se transformou em dor de cabeça para o crescente volume de consumidores virtuais”, diz a Associação.
Mais reclamadas
Segundo a Proteste, entre 2009 e 2010, as reclamações referentes às compras on-line cresceram 15 pontos percentuais, passando de 15% para 30% do total de reclamações.
Abaixo, os assuntos mais demandados pelos consumidores em 2010:
Mais reclamados
Assunto 2010 2009
Compras na internet 30% 15%
Vício de produto 30% 26%
Cartão de crédito 9% 11%
Telefonia móvel 8% 12%
Compra e venda no estabelecimento 7% 5%
Internet banda larga 6% 9%
Leasing e financiamento 5% 5%
TV por assinatura 5% 5%
Telefonia fixa 4% 8%
Fonte: Proteste - Associação de Consumidores