Clique aqui e veja as últimas notícias!

SALÁRIO

Como responder quando perguntam sua pretensão salarial em um processo seletivo

Uma recomendação é consultar um guia salarial, encontrado em plataformas online
12/10/2021 08:15 - FOLHAPRESS


Responder qual é sua pretensão salarial durante um processo seletivo pode ser difícil, principalmente em tempos de instabilidade econômica. 

Como calcular um valor que, ao mesmo tempo, valorize sua experiência profissional e não afaste o empregador?

Uma recomendação é consultar um guia salarial, encontrado em plataformas online como Glassdoor, Info Jobs e a Catho, que divulgam uma média de remuneração para cargos e profissões. 

A partir daí, pode-se estabelecer um intervalo de valores que o profissional considere aceitável.

"Por exemplo, se eu sou um publicitário, tenho que verificar na pesquisa qual a média salarial e, se ela for R$ 5.000, posso começar a partir disso. Eu indico deixar uma gordura, ou seja, proponha R$ 6.500, mas diga que está disponível para negociar", diz Raquel Amaral, diretora-executiva na RRH Assessoria e Consultoria de Carreiras.

Outra dúvida comum entre os candidatos é sobre colocar a pretensão salarial no currículo, mas, segundo a diretora-executiva, isso é arriscado, porque o profissional pode perder a vaga por ter pedido um valor que a empresa não está disposta a pagar.

"O recrutador não quer arriscar e acaba eliminando o profissional só porque ele colocou aquela pretensão. Talvez a pessoa até aceitasse menos. Por isso, o ideal é não colocar, a não ser quando a vaga solicite", afirma.

Últimas notícias