Correio Rural

sete no Estado

Conab fiscalizará sete armazéns públicos em MS

Ação monitora condições dos grãos armazenados

Aline Oliveira

29/11/2017 - 15h42

Produtos alimentícios que compõem os itens da cesta básica  da população e estão armazenados em estruturas de todo país serão fiscalizados pela equipe técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até dia 8 de dezembro. A expectativa é vistoriar cerca de 1,4 milhão de toneladas de produtos depositados em armazéns próprios ou de terceiros, em todos estados brasileiros. 

Em Mato Grosso do Sul existem atualmente sete armazéns oficiais da companhia localizados nos municípios de: Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Os espaços totalizam juntos capacidade para estocar 8,6 mil toneladas de grãos, sem contar depósitos alugados por terceiros. 

Segundo informações da Conab serão priorizados armazéns que estocam os seguintes produtos: arroz, açúcar, feijão, fubá, café arabica, milho, farinha de mandioca e trigo. 

Nessa etapa de fiscalização, serão checados também 191 mil toneladas de produtos de terceiros guardados em unidades da Conab. Desde o início do ano foram vistoriados 181 unidades armazenadoras próprias e de terceiros, totalizando 3,6 milhões de toneladas. Conforme relatório da equipe técnica, os  principais problemas encontrados estão relacionados a produtos fora do padrão de classificação, perdas e armazenagem e desvios. 

Em todas as fiscalizações da Conab, quando identificado desvios, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

BALANÇO

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural

O total de apólices de seguro também está maior neste ano, indica Ministério da Agricultura

08/12/2025 08h00

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

AGRICULTURA EM QUEDA

IBGE aponta perda bilionária na produção agrícola de MS

Após sete anos, produção agrícola do estado retrai devido a queda nos preços e na safra de grãos

12/09/2025 15h55

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho Reprodução: Wenderson Araujo/Trilux

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).