Correio Rural

PREÇO REGIONAL

Mercado reage e preço do leite pago ao produtor chega a 5%

Consultores analisam que aumento se deu pela queda na oferta

Aline Oliveira

23/03/2018 - 15h00

O preço médio do leite pago ao produtor em Mato Grosso do Sul deve fechar o mês de março com aumento de 5,4%, o que representa R$ 0,86/litro.

Desde o início de 2018 a evolução no preço foi positiva, ainda que pequena e a comprovação pode ser observada no mês de fevereiro, quando a matéria-prima teve uma recuperação de 4,4% comparada a janeiro.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Boletim Rural de Bovinocultura de Leite, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

De acordo com a analista técnica da instituição, Eliamar Oliveira, o aumento tem reflexo comercial.  “A produção está menor, o que intensifica a concorrência entre as indústrias do setor”, observa.

Na análise dos demais produtos da cadeia produtiva, os maiores responsáveis pelo aumento foram o leite cru (spot) que cresceu 9%, a bebida láctea alcançou 0,3% e a manteiga 2,4%. 

CENÁRIO NACIONAL

O levantamento da pesquisa trimestral de leite feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (21) os resultados do ultimo trimestre de 2017 e o volume de leite captado pelos laticínios brasileiros entre outubro e dezembro totalizou 6,44 bilhões de litro, representando 3,2% a mais que no mesmo período de 2016.

Conforme análise da Scot Consultoria, Depois de dois anos em queda (2015 e 2016) o volume de leite aumentou. A queda nos custos de produção e o clima mais favorável em 2017 colaboram com este cenário de aumento da produção.

Na prática, 2017 fechou com captação de  24,12 bilhões de litros de leite, 4,1% a mais que em 2016. 

 

BALANÇO

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural

O total de apólices de seguro também está maior neste ano, indica Ministério da Agricultura

08/12/2025 08h00

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

AGRICULTURA EM QUEDA

IBGE aponta perda bilionária na produção agrícola de MS

Após sete anos, produção agrícola do estado retrai devido a queda nos preços e na safra de grãos

12/09/2025 15h55

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho Reprodução: Wenderson Araujo/Trilux

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).