Levantamento de preços realizado pela equipe do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-MS) indica variação de até 475% em produtos de Petshop em diferentes estabelecimentos.
A pesquisa foi realizada em 19 Petshops de Campo Grande no período de 7 a 16 de julho com 139 produtos. Foram avaliados preços de vacinas, rações, medicamentos e serviços de banho e tosa.
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O produto com maior variação é o vermífugo Ouro Fino (10kg), que custa R$ 12 no Petshop da Mata e Pet Vida e R$ 69 no Pets Cão. A diferença no preço é de 475%.
O banho e tosa com máquina para animais de grande porte custa R$ 40 no estabelecimento Nutri Cão e R$ 212,00 no Petz. A variação é de 432%.
O banho e tosa com tesoura para animais de grande porte possui valor de R$ 70 no Nutri Cão e R$ 254,50 no Pet Here, o que indica diferença de 263,57%.
O banho e tosa com tesoura para animais de médio porte custa R$ 70 no estabelecimento Nutri Cão e R$ 199,80 no estabelecimento Petz. A variação é de 185,43%.
O banho e tosa com máquina para animais de médio porte possui valor de R$ 60 no Super Petshop e R$ 169,80 no estabelecimento Petz, o que representa diferença de 183%.
O banho e tosa com toalete para animais de médio porte custa R$ 35 no Petshop da Mata e R$ 102,80 no estabelecimento Petz. A variação é de 193,71%.
Confira aqui a lista de preços dos 139 produtos comparados em diferentes estabelecimentos de Campo Grande.
O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, diz ao Correio do Estado que é imprescindível que o consumidor fique atento as variações de preço.
“Pesquisar é muito importante. Você consegue fazer uma economia doméstica muito forte. Compare os preços e só assim o consumidor vai fortalecer a relação de consumo e vai trazer uma economia importante”.
Por fim, Salomão recomenda que o consumidor deve efetuar denúncias caso se sinta lesado ou prejudicado.
Denúncias pelo app
Consumidores também podem efetuar denúncias digitalmente. O Procon-MS está no aplicativo “MS Digital”.
Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações também podem ser feitas pelo App.
Basta ir ao ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”.
A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios do Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).