Para participar de um segmento que comercializa aproximadamente 300 mil veículos por ano, somando compactos e médios, a Renault uniu a versatilidade das picapes compactas à comodidade dos utilitários esportivos. Lançada nesta segunda (28) no Rio de Janeiro (RJ), a Duster Oroch, mostrada oficialmente no Salão de Buenos Aires, em junho, é derivada do SUV Duster e conta com capacidade de carga na caçamba de 680 litros e 650 quilos. Os preços começam em R$ 62.290 e chegam a R$ 70.790, em três versões de acabamento e duas de motor e de câmbio.
A Oroch compartilha a plataforma do SUV em São José dos Pinhais (PR). Sempre com carroceria cabine dupla e quatro portas, o lançamento conta os já conhecidos 1.6 e 2.0 flex do utilitário. Na primeira opção, agrega câmbio manual de cinco velocidades do Duster 4x2 e, na segunda, com seis marchas do Duster 4x4. A picape, no entanto, não tem opção de câmbio automático nem de tração 4x4 no momento, o que vai acontecer no futuro.
Por enquanto, o modelo que começa a ser vendido na próxima semana vai atuar no segmento sem concorrente direto pelo seu tamanho, situado entre as compactas e médias. A partir do ano que vem, porém, a Fiat rebaterá com sua picape Toro, também construída sob a plataforma de um SUV, o Jeep Renegade. O modelo da Fiat sairá da fábrica da Jeep, em Goiana (PE).
De utilitário a picape
O Duster Oroch tem 15 cm a mais no entre-eixos e é 36 cm mais comprido quando comparado ao utilitário, chegando a 2,82 m e 4,69 m, respetivamente. Com isso, comporta 683 litros na caçamba - o compartimento tem 1,17 m de largura e 1,35 m de profundidade - contra 680 litros da Strada cabine dupla. Ela suporta 650 quilos de carga. São de série oito aneis de fixação - cada um suporta 50 quilos - e uma capa de plástico que segura até 80 quilos em sua superfície. Entre os acessórios disponíveis para venda, o Duster Oroch pode receber um extensor de caçamba que promete um espaço adicional de 306 litros, o que permite levar objetos com até 2 m de comprimento na diagonal. O equipamento pode ser usado ainda como divisória ou rampa.
A linha de motores do SUV foi estendida para a picape: 2.0 16 V de 148 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, além do 1.6 16V de 115 cv e 15,9 kgfm, quando abastecidos com etanol. A função EcoMode, acionada por meio de um botão no painel, limita a potência e a força, além de interferir no rendimento do ar-condicionado, para reduzir o consumo de comsbutível em até 10%, de acordo com a Renault. Com altura de 20,6 cm do solo, a Duster Oroch tem suspensão traseira multilink - o utilitário, por sua vez, conta com sistema de eixo de torção na parte de trás.
No primeiro contato com o modelo, avaliado em trecho urbano na cidade do Rio de Janeiro e em uma pista fechada na região da Restinga da Marambaia, área administrada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, a Duster Oroch deixou registrada sua missão no mercado: ser uma opção de entrada no mercado de picapes pela relação porte x preço, já que aumenta as possibilidades de uso deste tipo de veículo tanto na cidade como para carregar carga: pelas dimensões, não é um veículo complicado para lidar no trânsito ou para manobrar em vagas, mas, ao mesmo tempo, oferece comodidade pelo bom espaço na cabine.
A mecânica não guarda segredo: o motor 1.6 flex reage bem no trânsito - ponto para o bom encaixe da alavanca do câmbio -, mas deve em retomada de velocidade (uma das tecnologias oferecidas no modelo é o aviso visual para troca de marcha que aparece no computador de bordo para economia de combustível); na subida, a redução de velocidade é quase que constante. Acima de 100 km/h, o ruído de rodagem e de vento também se faz bastante presente no interior. Já o 2.0 flex casa melhor com o tamanho do veículo e tem uma desenvoltura mais equilibrada, tanto em baixa como em alta rotação. Se a ideia é transportar muita carga e pegar estrada com frequência, é a opção mais indicada.
A direção hidráulica tem peso adequado para rodar em baixa velocidade, mas com o avanço do velocímetro, parece leve demais e mostra um pouco de folga. O conjunto da suspensão, independente em cada roda traseira, foi uma boa solução adotada pela Renault para permitir menos oscilação da carroceria.