Clique aqui e veja as últimas notícias!

DINHEIRO

Economista dá dicas de como fazer bom uso do 13º e começar 2021 com as contas no verde

Antes de sair comprando presentes para todos, é preciso ponderar algumas situações
12/12/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

Trabalhadores devem receber até o dia 20 deste mês a segunda parcela do 13º. Ainda que o valor tenha alguns descontos legais, a proximidade do depósito com as festas de fim de ano torna tentadora a vontade de usar o dinheiro para comprar presentes ou organizar as celebrações das datas comemorativas com a família (o que neste ano pode ser complicado por conta da pandemia). A questão é: como fazer bom uso da quantia considerando o momento econômico atual?

A economista Daniela Dias explica que depende do quão comprometida está a renda da casa. “Tivemos alguns casos em que houve redução salarial, outros em que houve a suspensão do contrato de trabalho ou casos em que não houve nenhum tipo de interferência, mas que estão mais cautelosas. Então, o 13º deve ter uma priorização mais assertiva”, diz.

Dessa forma, o primeiro passo é sentar e colocar receitas e despesas na ponta do lápis. É muito interessante organizar tudo de uma forma fácil de compreender para depois analisar o futuro, seja com uma boa e velha planilha no computador, seja com aplicativos disponíveis para celular que ajudam na hora da soma. 

Em seguida, continua a economista, existem três cenários que precisam ser avaliados, saber em qual deles a família está.

1º CENÁRIO: COMPROMETIMENTO DE CURTO PRAZO

Daniela comenta que algumas famílias estão com as necessidades básicas comprometidas, tais como vestuário, alimentação e higiene. Nesses casos, não há dúvidas. É preciso usar o dinheiro do 13º para garantir o cumprimento dessas despesas consideradas essenciais para a sobrevivência. 

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui