Clique aqui e veja as últimas notícias!

COMPETITIVIDADE

Economista analisa ausência de cidades sul-mato-grossenses em ranking de competitividade

Apenas cinco cidades do Estado foram listadas em pesquisa feita por instituto
21/11/2020 18:11 - Ricardo Campos Jr

Foco econômico voltado ao agronegócio pode explicar por que Mato Grosso do Sul teve apenas cinco cidades no ranking nacional de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Na avaliação do economista Márcio Coutinho, se a lista focasse na capacidade dos municípios em atraírem investidores desse setor, talvez mais localidades do Estado apareceriam.

Ao Correio do Estado, ele observa que os lugares destacados (Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá) são os maiores polos econômicos locais. Isso significa que falta diversificação econômica para ajudar a chamar a atenção de investidores. 

Contudo, para áreas específicas, como na indústria sucroalcooleira, processamento de alimentos e commodities, Mato Grosso do Sul tem sua importância no cenário nacional. “Talvez no agro nós sejamos mais competitivos”, destacou Coutinho.

Para ele, ser competitivo é ter recursos que proporcionem a capacidade de alcançar um objetivo desejado. “Ser competitivo economicamente é quando se tem uma riqueza nos seus meios de produção associados a uma forte presença das instituições”, pontua o economista.

Se um município é considerado competitivo, ele atrai mais interessados em instalarem suas firmas ou negócios, gerando mais empregos, movimentando a economia e até elevando a arrecadação de impostos. 

“É dizer que essa localidade tem recursos materiais, mão de obra, recursos intelectuais, capital, tem pessoas que desejam investir, existe qualidade de vida. Tudo isso contribui para a satisfação do ser humano. Se ele está satisfeito, ele consome mais e vai existir uma produção maior. Todo mundo quer ficar do lado de quem é competitivo, não do lado de quem é fraco”, completa.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui