A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada em Campo Grande, lançou - ao comemorar 35 anos - uma nova tecnologia que vai facilitar a vida do produtor de gado. Trata-se da Régua de Manejo que tem por finalidade apontar o momento correto de entrada e de saída do gado na pastagem.
Segundo os inventores da ferramenta, uma das dificuldades do produtor e motivo de preocupação é saber como manejar corretamente a pastagem para que ela não sofra queda de produtividade ao ser super pastejada, por exemplo, erro normalmente cometido quando não se sabe o momento exato de entrar e sair com os animais na pastagem.
“A nova ferramenta vai facilitar o trabalho de manejo da pastagem de forma adequada”, afirma o zootecnista e difusor de tecnologia da Embrapa, Haroldo Pires Queiróz – um dos criadores da tecnologia. Segundo ele, o dispositivo traz indicações de entrada e saída de animais do pasto conforme o tipo de capim e na parte superior da régua há um espaço para apresentação de marcas a serem associadas ao manejo correto das pastagens.
”A régua indica a altura certa de vários capins quando da entrada de animais (na cor verde) e da saída na pastagem (na cor vermelha) dos capins: Brachiaria humidicola Comum, Brachiaria decumbens cultivar Basilisk, Brachiaria brizantha, cultivares Marandu, Xaraés e BRS-Piatã e de três cultivares do gênero Panicum, Panicum maximum X Panicum infestus cultivar Massai, Panicum maximum cultivares Tanzânia-1 e Mombaça.
Fonte: Embrapa Gado de Corte/MS