Empregos e Carreira

EMPREGO E CARREIRA

Com habilidade de sobra, superdotados têm dificuldade em escolher profissão

Especialistas explicam que maior dificuldade é identificar área de interesse do jovem

PAULA VITORINO

20/09/2015 - 16h07
Continue lendo...

Escolher a profissão que vai seguir pelo resto da vida já não é tarefa fácil, mas pode ficar ainda mais complicada quando se é um adolescente superdotado, com altas habilidades para várias áreas de conhecimento. “Toda pessoa com superdotação tem inteligência acima da média e, logo, vai ter facilidade para entrar em qualquer faculdade. Tem habilidade para ser um bom profissional na carreira que escolher. Mas sempre tem uma área de maior interesse, que se ele conseguir identificar e se dedicar, com certeza, vai ser realizado”, explica a psicóloga do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs-MS), Norma Eliza Geraldi. 

Ajudar nessa missão de escolha da futura carreira e  oferecer atividades para desenvolver as habilidades do aluno são trabalhos do núcleo, que atende, em Campo Grande, 62 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos. São estudantes da rede estadual e particular que participam no contraturno escolar de aulas complementares gratuitas. 

Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado
Pisóloga Norma Elza Geraldi ajuda superdotados na escolha da profissão

A psicóloga explica que a orientação profissional é oferecida aos que solicitam, geralmente alunos que estão já no ensino médio, mas que, durante todas as atividades regulares do núcleo, o adolescente é incentivado a trabalhar com sua área de interesse e, consequentemente, ir dando os primeiros passos na definição da sua carreira profissional. 

A área de interesse é identificada em conjunto com o processo de diagnóstico da superdotação, que acontece após os dez anos de idade, e é importante para direcionar o jovem para qual área ele tem mais talento, além de facilidade. Norma diz que o leque de oportunidades que o superdotado tem é amplo, em razão da alta capacidade intelectual, mas que a preocupação do núcleo é engajar o estudante na profissão que seja do seu interesse. “Porque não adianta ele fazer algo que a família quer, que dê mais dinheiro, mas que não seja o que gosta”, frisa. Ela diz que esse é o problema, geralmente, de alunos com altas habilidades na área de artes. “Temos a cultura de que viver de arte não enche barriga, mas a gente trabalha para mostrar que, se for esse o seu talento, sendo um bom profissional, ele pode sim ser bem-sucedido”, detalha. Mas há, também, os casos de estudantes com habilidades gerais acadêmicas. “Aí, nós vamos ajudar esse aluno a focar em uma área e seguir adiante”, diz. 

SUPERDOTADO COM ORGULHO

Aluno do segundo ano do ensino médio, Lennox de Oliveira, 16 anos, gosta de arte e faz esculturas. Mas, quando é questionado sobre qual curso vai escolher para a faculdade, a resposta é diversificada. “Sem nada definido até agora. A arte é uma grande possibilidade, mas estava pensando também em Arquitetura, Direito...”, revela. A única certeza, por enquanto, é a de que não pretende optar por alguma graduação na área de exatas. “É mais cansativo para mim o que envolve números”, conta. 

Lennox Oliveira, 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio, adora artes e faz esculturas.

O adolescente participa há três anos das atividades, após ser “descoberto” pelo Naahs na escola estadual em que estudava. Na sala de aula, ele sempre foi um aluno com boletim recheado de dez nas notas, mas não pensava que poderia ser um superdotado. “Eu percebia que aprendia mais rápido, mas achava que era uma coisa minha. Nunca passou pela cabeça que seria um superdotado”, relata. 

A oportunidade de “aprender mais” sobre o que lhe interessa é o que faz ele permanecer nas aulas do núcleo. No entanto, a sensação de se sentir “como todo mundo” e não ser o “CDF” da turma em meio aos amigos que fez no Naahs também conta como atrativo. “Aqui a gente conversa de igual para igual, não sou o CDF”, frisa. 

Tímido, ele conta que já ouviu muitas brincadeiras e apelidos por ser bom aluno na escola, mas prefere destacar os benefícios e elogios que ganha por ser um superdotado. “Eu gosto de ter essa capacidade. Não é um peso para mim. As pessoas me chamam de ‘nerd’,mas não vejo isso”, conclui. 

IDENTIFICAÇÃO

O trabalho do Naahs é em conjunto com os pais e professores das escolas regulares, que ajudam a identificar alunos com altas habilidades e encaminham para o núcleo. De acordo com a coordenadora, Graziela Cristina Jara, hoje aproximadamente 122 crianças e adolescentes estão em avaliação. Para os que têm até 10 anos de idade, o Naahs faz acompanhamento, com atividades de observação, para só depois diagnosticar com precisão a superdotação e as habilidades específicas. 

Para ser considerado superdotado é preciso atender a três fatores: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Durante o mapeamento, já é detectada a área de interesse daquele aluno. Depois disso, ele é direcionado para as aulas do núcleo. 

Graziela explica que o diferencial desse aluno é a sede por aprender mais e a capacidade de envolvimento com a atividade por horas, sem, às vezes, nem perceber. “O prazer dele está em vir aqui e aprender mais sobre o que é de interesse para ele”, frisa. Desde 2007, 400 alunos com superdotação foram identificados pelo Naahs em Mato Grosso do Sul. A coordenadora, no entanto, diz que a média de atendimento é de 60 estudantes geralmente, isso porque os alunos não têm direito a transporte gratuito, o que inviabiliza a participação daqueles que não têm condições financeiras.

Empregos e Carreira

Polícia Federal anuncia concurso com 192 vagas

Prazo para publicação do edital deve acontecer em até seis meses; prova deve acontecer ainda em 2025

06/12/2024 14h30

Polícia Federal anuncia concurso com 192 vagas

Polícia Federal anuncia concurso com 192 vagas Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (6), por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, a autorização para realização de concurso público da Polícia Federal com 192 vagas.

A autorização foi assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Conforme consta na Portaria, o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de autorização. 

Após o anúncio do edital, a prova deverá ser realizada em até dois meses. Vale lembrar que é da responsabilidade da Portaria: 

  • I - editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019;
  • II - observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em concursos públicos e assegurar que as ações e procedimentos previstos no concurso público estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas; e
  • III - zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.

Serão abertas vagas para Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, e outras funções, confira a relação completa:

Polícia Federal anuncia concurso com 192 vagas

Caso o edital não seja publicado dentro das datas estabelecidas, a autorização para o concurso será cancelada. 

Assine o Correio do Estado

IFMS

Instituto Federal abre vagas em cursos de idiomas 'EAD' em MS

Com inscrições abertas até 03 de janeiro, ensino a distância gratuito são na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) para sete municípios em Mato Grosso do Sul

02/12/2024 10h30

Selecionados deverão, obrigatoriamente, assistir a uma aula presencial por semana,

Selecionados deverão, obrigatoriamente, assistir a uma aula presencial por semana, Reprodução/Arquivo

Continue Lendo...

Na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre mais de trezentas vagas em cursos de idiomas, distribuídas em sete municípios espalhados pelo interior de Mato Grosso do Sul. 

Com ingresso já para o primeiro semestre de 2025, as inscrições são gratuitas e ficam abertas até o próximo dia 03 de janeiro, sendo realizadas através da Página do Candidato, que você acessa CLICANDO AQUI

Conforme o Instituto Federal, quem não tiver acesso à internet pode recorrer à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, ou mesmo os polos de ensino para usar os computadores, para realizar a inscrição nos seguintes cursos: 

  • Espanhol I, 
  • Inglês I, 
  • Inglês II 

Importante explicar que, para que o aluno ingresse junto ao curso de Inglês II será necessária a realização de uma prova de nivelamento on-line, sendo que toda a seleção será feita através de sorteio. 

Cabe ressaltar também que, aqueles que forem selecionados deverão, obrigatoriamente, assistir a uma aula presencial por semana, sendo que há vagas disponíveis para os seguintes municípios: 

  1.  Amambai,
  2. Antônio João,  
  3. Costa Rica,
  4. Dourados,
  5. Nova Alvorada do Sul,
  6. Nova Andradina e
  7. Ribas do Rio Pardo.

 Cronograma e vagas

Através do edital (nº 073/2024) publicado no portal da Central de Seleção do IFMS, estão disponíveis informações como regras do processo; data dos encontros presenciais, bem como os respectivos horários e endereços.

Feito o cadastro ou atualizados os dados, é preciso ir até o edital e clicar em 'Efetuar Inscrição', para escolher posteriormente o o campus/polo do curso; checar as opções escolhidas e submeter a inscrição.

Para confirmar a inscrição, o candidato receberá um 'email' de retorno no endereço eletrônico que for devidamente cadastrado na inscrição. 

Já em 13 de janeiro está prevista a realização do sorteio dos candidatos, com divulgação dos resultados e respectivas classificações de todos os inscritos marcada para o dia 16. 

Com isso, a classificação final desse processo seletivo, junto da primeira chamada, tem publicação marcada para 24 de janeiro. 

Entre os dias 27 e 29 da janeiro de 2025, devem acontecer as provas de nivelamento para os candidatos do curso de Inglês II, com resultado previsto para o dia 31. 

As matrículas dos convocados na primeira chamada deve acontecer entre os dias 03 a 12 de fevereiro e, caso as vagas não sejam preenchidas, haverá a publicação de novas chamadas. 

Vale lembrar que o tempo de duração dos cursos é de cinco meses, tendo 200 horas/aula de carga horária, com início das aulas previstos entre os dias 17 e 21 de março. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).