Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DÍVIDAS

Percentual de famílias com dívidas caiu em fevereiro

Tendência indica perspectiva de aquecimento do consumo, diz CNC
03/03/2020 11:11 - Agência Brasil


O percentual de famílias com dívidas atingiu em fevereiro, 65,1%, uma redução em relação aos 65,3% do primeiro mês deste ano. 

Houve aumento, no entanto, em relação a fevereiro de 2019, quando o indicador chegou a 61,5%.

O levantamento considera como dívidas as contas a pagar no cartão de crédito, cheque especial e pré-datado, crédito consignado e pessoal, financiamento de carro, casa e no carnê de loja.

Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, a tendência observada no endividamento das famílias revela uma perspectiva de aquecimento do consumo, associado a condições mais favoráveis no mercado de crédito. 

A economista ressalta também que a capacidade de pagamento nesse período foi influenciada pelos gastos extras de início do ano.

As reduções mais significativas no número de famílias endividadas foram entre as que ganham até dez salários mínimos. Nas famílias com renda acima de dez salários mínimos, o patamar teve alta de 60,9% em janeiro para 61,1% no mês seguinte.

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!