Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Economia

economia

A+ A-

Família Klein poderá vender ações da Globex a partir de julho

Família Klein poderá vender ações da Globex a partir de julho

IG

13/01/2012 - 20h00
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

Se quiserem, Samuel e Michael Klein, fundador e herdeiro da Casas Bahia, respectivamente, poderão vender a partir de julho deste ano as ações que possuem na Globex, empresa resultante da fusão das operações da Casa Bahia com o Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar. Os dois empresários possuem juntos 47% do capital da Globex, que faturou R$ 24,2 bilhões em 2011.

Leia também: Conheça a história de superação de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia

Segundo o acordo de acionistas firmado em julho de 2010, os donos da Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar comprometeram-se a não vender suas ações por dois anos.

“A partir do 25º mês, as Partes estarão livres para negociar as ações de emissão de Globex, observado o direito de primeira oferta previsto no Acordo de Acionistas, exceto na hipótese de oferta pública de ações”, estabelece o documento. Caso um dos acionistas queira vender suas ações, a outra parte terá preferência na aquisição dos papéis.

Leia também: Herdeiros querem vender empresas no Brasil, mas pedem fortunas

No entanto, é improvável que a venda da participação da família Klein ocorra ainda em 2012, apesar de estar prevista por contrato. “Essa é uma questão que não está sendo discutida neste momento”, respondeu ao iG, por telefone, o vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem.

Saída do capital pode ocorrer via Bolsa de Valores

O acordo prevê que os sócios da Globex possam sair do capital da empresa via Bolsa de Valores, ofertando suas ações ordinárias no mercado. Em 2010, a Globex realizou uma oferta pública para a aquisição de suas ações em circulação no mercado, que representavam apenas 3,3% de seu capital, mas manteve-se como uma companhia aberta. Na época, foram oferecidos R$ 7,58 por cada ação da companhia, valor que correspondeu a 80% do preço pago aos controladores.

Samuel, hoje com 88 anos, detém 25,1% do capital da Globex, ou 81,139 milhões de ações ordinárias. Seu filho mais velho, Michael, possui 21,9% de participação na varejista, ou 70,523 milhões de ações.

O Grupo Pão de Açúcar, também conhecido por Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), controla 52,4% do capital da Globex, com 169,123 milhões de ações ordinárias em suas mãos.

Uma pequena parcela das ações, equivalente a 0,6% do capital, ainda pertence a terceiros.

Em 2011, a Globex registrou vendas brutas de R$ 24,2 bilhões, o que representou um crescimento de 142,2% em relação a 2010. A varejista respondeu por 46% de todo o faturamento Grupo Pão de Açúcar no ano passado, que totalizou R$ 52,6 bilhões. A divisão alimentar da empresa, que é dona das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceu 8,8% em 2011, alcançando vendas brutas de R$ 28,4 bilhões. 

Três gerações

Quem está à frente dos negócios da Casas Bahia é o filho de Michael Klein, Raphael, que foi nomeado presidente executivo da Globex após a fusão. Michael preside o conselho de administração da varejista, mas é o Grupo Pão de Açúcar quem possui a maior parte dos assentos.

Judeu, Samuel Klein foi perseguido pelo nazismo e preso em no campo de Auschwitz em 1944. O empresário, que pouco pôde estudar durante a infância e juventude, fundou a Casas Bahia em 1952 em São Caetano do Sul, na região do ABC, em São Paulo. A empresa transformou-se em uma potência do varejo e uma referência na comercialização de produtos para as classes de menor poder aquisitivo, especialmente após os anos da estabilização econômica, a partir de 1994.

Conheça os termos do Fato Relevante divulgado no dia 1º de julho de 2010 pela Globex

Implementação da Associação

- Os sócios de Casa Bahia passarão a ser titulares de ações de emissão de Globex representativas de 47% do capital social total de Globex e CBD passará a ser titular de ações representativas de pelo menos 52% do capital social total de Globex, a depender da participação dos acionistas minoritários no capital social de Globex quando da consumação da Incorporação de Ações.

Restrição à Venda de Ações

- As Partes acordaram que não poderão alienar, ou sob qualquer forma transferir, as ações de emissão da Globex de sua titularidade durante o prazo de 24 meses contado da data de assinatura do Acordo de Acionistas (01/07/2010), exceto na hipótese de oferta pública de ações. A partir do 25º mês, as Partes estarão livres para negociar as ações de emissão de Globex, observado o direito de primeira oferta previsto no Acordo de Acionistas, exceto na hipótese de oferta pública de ações.

- Qualquer venda de ações de emissão de Globex de titularidade dos sócios de Casa Bahia que exceda 3% do capital social total da Globex apenas poderá ser realizada por meio de oferta pública ou em bloco (block trade).

Mecanismos Alternativos de Liquidez

- O Acordo de Acionistas regula mecanismos que conferem liquidez à participação dos sócios de CB no capital social de Globex ao final do sexto ano de vigência do Acordo de Acionistas (ou oitavo ano, conforme previsto no item 3.1 acima), exceto se houver ações em circulação de Globex correspondentes a pelo menos 20% de seu capital social total, e os sócios de Casa Bahia tiverem alienado pelo menos 23,64% da totalidade das ações de emissão de Globex de que eram titulares na data da Incorporação das Ações. Tais mecanismos compreendem, a critério de CBD e nesta ordem, a possibilidade de migração dos sócios de Casa Bahia ao capital social de CBD e opção de compra de referidas ações por CBD, a valor econômico. Em não sendo realizada a migração dos sócios de Casa Bahia ao capital social de CBD ou o exercício da opção de compra por CBD, os sócios de Casa Bahia poderão exercer opção de compra a eles outorgada por CBD, pelo mesmo valor econômico corrigido no período.
Governança Corporativa

Governança

- Enquanto os sócios de Casa Bahia forem titulares de ações vinculadas ao Acordo de Acionistas representativas de, pelo menos, 29% do capital total de Globex (não considerando para tal cálculo as ações em tesouraria), Sr. Michael Klein será indicado Presidente do Conselho de Administração.

IMPOSTOS

Estado fecha novembro com receita de R$ 1,67 bilhão, alta de 16,3%

Nos 11 primeiros meses, a alta na arrecadação foi de 8,83%, o menor ritmo de crescimento dos últimos quatro anos

11/12/2023 12h59

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Por conta do bom desempenho na arrecadação, governador anunciou na semana passaga o congelamento do ICMS em 17% Marcelo Victor

Continue Lendo...

Com R$ 1,676 bilhão, a arrecadação de novembro do Governo do Estado cresceu 16,3% na comparação com igual período do ano passado, quando os impostos renderam R$ 1,440 bilhão, conforme dados do boletim mensal do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz. No período, a inflação medida pelo IPCA foi de 4,82%. 

A arrecadação de novembro foi a segunda maior do ano, ficando atrás somente de janeiro, tradicionalmente o mês de maior faturamento, por conta do pagamento do IPVA. No ano passado, a arrecadação de novembro havia ficado atrás de outros sete meses. 

Se for levada em consideração a arrecadação estadual dos 11 primeiros meses do ano, o aumento é um pouco menor, de 8,83%, passando de R$ 16,286 bilhões para R$ 17,723 bilhões. 

Fonte: Confaz
Fonte: Confaz

Em 11 meses os cofres já arrecadaram praticamente o mesmo montante que no ano passado inteiro, quando foram R$ 17,835 bilhões. Mas, embora a administração estadual tenha motivos para comemorar, o ritmo de crescimento, até agora, é o menor dos últimos quatro anos. 

No ano passado, por exemplo, a alta foi de 10% na comparação com o ano anterior. Antes disso, em  2021,  o crescimento chegou a 22,4%. Naquele ano, porém, a inflação fechou em 10,06%. Em 2020,  ano em que a inflação foi de 4,52%,  a receita cresceu 12,4%. 

Somente com o principal imposto, o ICMS, a administração estadual arrecadou 14,99 bilhões em onze meses, ante R$ 13,96 bilhões durante 2022, representando alta de 7,3%, o que indica crescimento real das atividades econômicas dos mais diferentes setores no Estado.

Na comparação com o vizinho Mato Grosso, onde o faturamento subiu 4,58% nos primeiros dez meses, o crescimento de 8,83% de Mato Grosso do Sul pode ser considerado exemplar. Porém, outros nove estados tiveram alta bem maior até o mês passado. Em Rondônia, por exemplo, o crescimento foi de 18,66%

Porém, dois dos mais importantes estados arrecadaram menos nos primeiros dez meses na comparação com igual período de 2022. No Rio de Janeiro, o recuo foi de 2,57% e em São Paulo, a queda ficou em 1,19%. 

Depois do ICMS, outro imposto importante para os cofres estaduais é o IPVA. Neste ano, pouco mais de 880 mil boletos de cobrança começaram a ser distribuídos pelos Correios na semana passada. Desde o começo deste ano, esse imposto garantiu faturamento de R$ 1 bilhão, representando 5,7% da receita total. 

CONGELAMENTO

Os números relativos à receita estadual vieram a público uma semana depois de o governador Eduardo Riedel anunciar que Mato Grosso do Sul vai manter em 17% o índice do ICMS que incide sobre produtos básicos, como energia, combustíveis, telefonia, alimentos e outros. Pelo menos 20 estados elevaram as alíquotas para até 19,5%. 

Com a medida, estimou o governador, o Estado abre mão de um faturamento da ordem de R$ 600 milhões por ano com o imposto. Porém, acredita ele, o fato de ter a menor alíquota de imposto entre os estados brasileiros vai tornar Mato Grosso do Sul mais competitivo e com isso a economia vai crescer acima da média nacional e compensar essa perda. 

 

segmento

Em MS, franquias faturaram R$ 2,1 bilhões neste ano

Foram abertas 7,8 mil novas franquias no Estado

11/12/2023 08h30

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Imagem ilustrativa

Continue Lendo...

Com 7.867 novas franquias abertas neste ano no Estado, o modelo de negócios caiu no gosto de empresários sul-mato-grossenses. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no acumulado de janeiro até setembro, o faturamento do Estado totaliza R$ 2,168 bilhões.

Segundo a ABF, de janeiro a março, foram 2.563 novos negócios, que, juntos, obtiveram faturamento de R$ 652,817 milhões. Enquanto no trimestre seguinte, foram abertas mais 2.611 novas franquias e a receita foi de R$ 700,747 milhões.

Entre julho e setembro, o número de estabelecimentos chegou a 2.693 empresas em funcionamento e o montante trimestral contabilizado no intervalo foi de R$ 815,390 milhões.

Entre os setores, o de serviços e outros negócios representou o maior porcentual entre os segmentos, que, conforme o diretor regional da ABF no Centro-Oeste, Mauro Hyde, corresponde a estabelecimentos como escritórios de marketing e arquitetura, corretoras de seguros e empresas de energia solar.

No acumulado do ano até o mês de setembro, o segmento contribuiu com a abertura de 1.889 novas lojas em Mato Grosso do Sul, seguido por food service, com 1.185 novos franqueados, e o de saúde, beleza e bem-estar, com 1.214 lojas.

Um desses exemplos, que acaba de chegar ao Estado, é a Dóffee Donuts & Coffee, inaugurada no dia 1º deste mês em Campo Grande, a franquia teve início em 2017, com os sócios Alysson, Pablo e Letícia, que viram nos donuts a oportunidade de começar uma loja inovadora em Curitiba.

Em 2019, a primeira loja física foi inaugurada no centro de Curitiba. O rápido sucesso da loja pediu por mais uma unidade e, assim, em poucos meses, foi inaugurada a Dóffee Portão.

Em seu primeiro ano como franquia, foram inauguradas mais 7 lojas, totalizando 10 unidades. A partir daí, a empresa não parou mais.

Hoje, além de Mato Grosso do Sul, a Dóffee tem unidades nas principais cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Para comemorar o lançamento da unidade em MS, a marca realizou um grande evento de inauguração, em que foram distribuídas 150 rosquinhas gratuitas. 

O diretor regional da ABF avalia que MS segue uma tendência mundial, que confirma o potencial e a pluralidade econômica do Estado. O crescimento gira em torno de 12,8% nacionalmente, e Mato Grosso do Sul está na mesma faixa, com 12,3%.

“Mesmo em menor quantidade de unidades e de faturamento, os números ainda são muito exponenciais e vêm nos últimos meses, nos últimos anos principalmente, crescendo de acordo com o mercado de franchising e até um pouco acima do mercado”, destaca Mauro Hyde.

FRANQUIA

Sobre o modelo de negócios de franqueados, Hyde explica que grande a diferença em relação ao comércio tradicional é que o mercado de franquias é um molde testado e aprovado. 

“Obviamente lucrativo, pois não se replica algo que não tenha bons resultados, aspecto este que traz uma segurança muito grande para o investidor, que já tem todo um plano de marketing e de negócios em um modelo testado”, detalha o diretor regional da ABF.

Mauro Hyde completa lembrando que o trabalho de “formiguinha” de determinar quem são os clientes e onde pode funcionar já foi realizado previamente pela franqueadora.

“Quando o investidor chega para comprar uma unidade franqueada, ele já sabe que esse negócio já foi testado em vários momentos, em vários mercados, em vários tipos de negócio. Então, essa segurança traz um conforto para o investidor”.

Hyde ressalta ainda que esse fato valida o ingresso do franqueado que está em uma rede, provocando, por consequência, uma taxa de mortalidade de franquias infinitamente menor do que de varejos tradicionais.

“Esse modelo, iniciado nos Estados Unidos e difundido por todo o mundo, tem cada vez mais marcas se tornando mundiais, não só americanas. Temos vários exemplos de marcas nacionais já ganhando o mercado mundial, um exemplo deles é o Boticário. Então, são marcas relevantes no cenário nacional que estão ganhando o mundo com muita tranquilidade, muita certeza e extremamente consolidadas”, aponta.

TERCEIRO TRIMESTRE 

Segundo o levantamento da ABF, no terceiro trimestre de 2020, foram registrados 499 novos negócios na área de serviços. Registrando franco crescimento, no terceiro trimestre de 2021 foram 539, em 2022, 598, e, neste ano, 650 franquias. A participação em um total de 11 setores ficou em 24,1%, obtendo uma variação entre os anos de 8,8%.

Considerado o período de julho a agosto de 2020 a 2023, o setor somou um total de 2.286 novas unidades franqueadas. O total de faturamento para intervalo é de R$ 471,399 milhões, ou seja, praticamente a metade de todo o montante acumulado entre os modelos de franchising em MS (R$ 815,390 milhões).

Mauro Hyde atribui a expansão do segmento às particularidades da economia do Estado. “Em Mato Grosso do Sul, por ser um estado muito forte no agronegócio, esse tipo de serviço está sendo muito utilizado por esse mercado, com isso, os investidores estão de olho e levando as soluções para o agro”, destaca o direto regional da ABF, referindo-se á área de serviços.

Para Maruo Hyde, os números somente comprovam como o modelo de negócio aplicado no setor é um mercado crescente e em consolidação. “A área de serviços, em geral, está em franco crescimento em todo o Brasil, e MS segue acompanhando o ritmo das atividades”.

Em projeções futuras para as franquias, o diretor destaca a energia solar, com instalação de placas e projetos, além dos serviços no campo da inovação tecnológica e no marketing digital.

Conforme o relatório da ABF, que traz dados dos terceiros trimestres de 2020 até este ano, foram registradas no Estado 10 mil novas unidades no modelo de negócio de franquia até este ano. O faturamento totalizou, no período, R$ 2,870 bilhões.

Com vasto espaço para o crescimento de diversos outros segmentos, Mato Grosso do Sul se destaca também no modelo de negócio em alimentação, no estilo food service, e saúde, beleza e bem-estar.

Quase empatados, somente no terceiro trimestre deste ano, o setor beleza contabilizou 424 novas unidades franqueadas, número que já seguia tendência de crescimento, tendo registrado 374 no mesmo período de 2020, 365 em 2021 e 394 no ano passado. O setor foi responsável por gerar 12.242 empregos na soma dos trimestres.

Já os negócios no ramo da alimentação também apresentaram elevação no número de novas franquias. Foram registradas 332 em 2020, 376 em 2021, 366 em 2022 e 403 neste ano. Ultrapassando a área da beleza, os fast-foods contribuíram com a criação de 15.787 postos de trabalho em Mato Grosso do Sul.

MAIS LIDAS

1

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande
atrações

/ 4 dias

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande

2

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado
TAPAS & BEIJOS

/ 10/04/2014

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado

3

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital
DESATENÇÃO

/ 2 dias

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital

4

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe
CALENDÁRIO

/ 1 dia

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe

5

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS
Acidente de trânsito

/ 2 dias

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Fiat revelou nova picape média que chega no começo do ano que vem
NOVIDADES DA SEMANA

/ 2 dias

Fiat revelou nova picape média que chega no começo do ano que vem
Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 3 dias

Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 6 dias

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 01/12/2023

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS