O governo do Estado está atendendo este ano 10.463 estudantes com ensino integral e profissionalizante. O objetivo é atender a demanda das grandes indústrias que estão sendo instaladas no Estado, oferecendo mão-de-obra qualificada. “Estamos ampliando a política educacional voltada a capacitar jovens para a realização pessoal e o sucesso profissional”, afirma o governador André Puccinelli.
A Educação Profissional está sendo oferecida em 26 municípios, envolvendo 36 escolas. São 3.870 alunos matriculados em 54 cursos, criados com base às necessidades do mercado de trabalho. Muitos deles retornaram às salas de aula após 20 anos. Entre os cursos oferecidos na rede estadual destaca-se: Informática, Rede de Computadores, Agropecuária, Administração, Marketing, Técnico em Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Agricultura, Comércio, Biblioteconomia, Recursos Humanos, Hospedagem, Eletrotécnica, Cozinha, Açúcar e Álcool, Eletrônica, Eventos e Comércio.
Em Caarapó, município situado a 273 quilômetros de Campo Grande, a Educação Profissional oferecida na Escola Estadual Aparecida Vargas Galhardo, tem sido fundamental para a economia do município. “Concluí o Ensino Médio há 20 anos. Resolvi voltar para a sala e agarrar esta oportunidade de profissionalização. Através do curso já consegui trabalho na Usina Cosan e agora tenho como pagar uma faculdade”, afirma Janete da Rosa Batista, 37 anos, aluna do curso de Açúcar e Álcool.
Curso à distância
Este ano, a grande inovação envolvendo a Educação Profissional, foi a implantação do Curso Técnico em Serviços Públicos, por meio de Educação à Distância, atendendo 850 estudantes. As aulas vão ser ministradas por meio de 17 pólos, distribuídos em 16 municípios. O curso tem duração 990 horas, sendo que 189 são presenciais.
Além disso, o Estado implantou o Curso de Normal Médio, que equivale ao antigo Magistério, em 18 escolas de 15 municípios, atendendo 1.845 estudantes, que visa profissionalizar servidores que atuam nos Centros de Educação Infantil que não possuem habilitação exigida pela legislação, além de prepará-los para o ingresso de cursos superiores.
Em Campo Grande existe o Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, que oferece oito cursos profissionalizantes. No interior do Estado, o governo do Estado vaia inaugurar em Camapuã o Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery. Em Ivinhema, Amambai, São Gabriel D’ Oeste e Dourados o Ensino Médio é integrado com a Educação Profissional, por meio do Curso Técnico em Agropecuária.
Ensino integral
Além do ensino profissionalizante, o governo do Estado conta atualmente com 20 escolas que oferece ensino integral, atendendo 3.898 estudantes em nove municípios (Campo Grande, Corumbá, Coxim, Camapuã, Nova Andradina, Anaurilândia, Cassilândia, Anastácio e Fátima do Sul). Os alunos recebem reforço escolar e realizam atividades culturais e esportivas. No caso dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, também é realizando cursinho preparando-os para o Vestibular.
O programa oferece aos alunos aulas regulares em um período e atividades pedagógicas e letramento em outro, realizando todas as atividades na escola, inclusive tarefas, trabalhos, pesquisas, esporte e incentivo à cultura, sempre acompanhados pelos monitores e professores. Todas as refeições são realizadas na própria unidade escolar.