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INFRAESTRUTURA

Governo deve conceder mais oito rodovias à iniciativa privada

Concessão da MS-306, leiloada em dezembro, será assinada até março; estudos ocorrem em mais rodovias
13/01/2020 10:00 - EDUARDO MIRANDA


 

O governo de Mato Grosso do Sul estuda conceder mais oito rodovias à iniciativa privada em 2020. O trabalho de contagem de tráfego em oito estradas teve início em dezembro de 2019 e será a partir dele que a modelagem de um contrato de concessão será feita. 

Para as próximas rodovias, a elaboração dos editais e a consulta no mercado será mais rápida do que com a MS-306. O leilão da rodovia que atravessa o nordeste de Mato Grosso do Sul e liga as cidades de Costa Rica e Cassilândia ocorreu no mês passado, mas a elaboração do edital e o trabalho para encontrar investidores interessados levou quase todo o ano de 2019. 

“A gente fez o leilão da MS-306 primeiro para sentir o mercado e foi muito bom que aconteceu desta forma, porque conquistamos a confiança dos investidores”, explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. A contagem de tráfego, conforme Riedel, é importante para verificar a viabilidade dos novos editais. 

O secretário preferiu não informar quais rodovias estaduais estão passando por estudos de viabilidade para serem concedidas à iniciativa privada. “Gera muita especulação”, justifica. O Correio do Estado apurou que as próximas rodovias são as que têm perfil parecido com o da MS-306: um grande volume de tráfego de caminhões e que servem como rota de escoamento da produção local. 

MS-306

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, também revelou que o contrato de concessão da MS-306 será assinado até o início do mês de março. O Consórcio Way-306 arrematou o trecho de 209 km da rodovia por 605 milhões e depositará R$ 115 milhões deste valor de outorga onerosa para poder administrar a rodovia. 

“Imediatamente após a assinatura a concessionária assume a rodovia e daí o interesse passa a ser grande pela parte deles, pois têm um cronograma para conduzir”, explicou Riedel. Além da receita com o pagamento da outorga onerosa, a concessão da rodovia também vai gerar uma economia de R$ 4 milhões por ano, valor que o governo gasta com a manutenção da estrada. 

Neste início de ano, a empresa já está contratando profissionais de engenharia, manutenção, cobrança de pedágio e das áreas médicas e de salvamento, além de começar a estruturar as praças de cobrança de pedágio. Serão três praças com uma tarifa de pedágio de R$ 8,72. 

A concessionária terá a obrigação de instalar terceira faixa em pontos críticos da rodovia, construir rotatórias e trevos e reformar os já existentes, além de adequar pontes e viadutos.

Ainda haverá oito painéis de mensagens, sete radares fixos e um centro de operação monitorado por câmeras.
A proposta da Way-306, liderada pela Engenharia e Comércio Bandeirantes, venceu o Consórcio Via Brasil MS-306, liderado pela Conasa. O leilão foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo.

O contrato de concessão da MS-306 tem estimativa de investimentos de aproximadamente R$ 1,7 bilhão em um período de 30 anos. 

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?