Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CRISE

Governo federal promove uma semana de promoções em setembro no varejo

Evento que acontece de 3 a 13 de setembro e presente marcar a retomada da economia
06/08/2020 15:15 - Da Redação


O governo federal promove entre os dias 3 a 13 de setembro uma semana de ofertas no comércio e vareja de todo o país. A Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e tem objetivo de oferecer ofertas especiais aos consumidores. Em 2019, mais de 14 mil empresas participaram.

O período pretende marcar a retomada da economia e dos empregos, após a crise causada pela Covid-19 no setor. A iniciativa é da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações e, segundo o governo, é alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

Com ofertas especiais oferecidas durante o período do evento, espera-se iniciar uma retomada robusta da economia nacional, já que estar será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio.

No ano passado, segundo a Ebit/Nielsen (que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais), as vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil em relação ao mesmo período de 2018. 

Já as vendas no varejo registraram crescimento de 11,3% no mesmo período, segundo levantamento da Cielo. A expectativa do governo é de que o evento em 2020 traga resultados ainda melhores para a economia.

Este ano o evento tem pretensão de engajar novamente todos os setores econômicos. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, disse o conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza.

Conforme o governo, a Semana Brasil tem a missão de realçar o mês de setembro como mais um período de promoções que, a exemplo do Natal, pode contribuir para aquecer a economia, movimentando o comércio. Mesmo sendo um mês, tradicionalmente, de baixo apelo promocional, setembro é considerado um importante termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano.

No dia do anúncio do evento, a terça-feira (4), 83 associações do comércio varejista já havia confirmado sua adesão ao evento, como gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo.

 
 

Felpuda


Os bastidores fervem com a ciumeira que vem acontecendo em alguns municípios, onde determinados candidatos estariam sendo mais prestigiados que outros depois das alianças que foram formalizadas nas convenções. As queixas só aumentam, e as lideranças partidárias já não sabem o que fazer, temendo a possibilidade de que a vitória vá para o ralo. A bronca maior está entre integrantes das chapas puras de vereadores que se coligaram na majoritária. E salve-se quem puder!