Clique aqui e veja as últimas notícias!

INFLAÇÃO

Inflação e cenário político afetam compra de imóvel, mostra levantamento

Houve uma queda para 20% em abril de 2020, depois chegou a 46% em novembro, e agora está em 39%
25/09/2021 13:00 - FOLHAPRESS


A parcela de brasileiros que têm a intenção de comprar um imóvel passa por uma leve queda desde que atingiu o pico no final do ano passado, e o ambiente político e econômico está afetando essa decisão, segundo levantamento da consultoria Brain Inteligência Estratégica.

Antes da pandemia, o índice de intenção de compra era de 43%. Houve uma queda para 20% em abril de 2020, depois chegou a 46% em novembro, e agora está em 39%.

O levantamento aponta ainda que para pouco mais da metade dos 1.200 entrevistados, há fatores no país que podem atrapalhar a intenção de compra. 

Últimas notícias

A inflação é citada por 45% como um desses fatores, seguida pelo cenário político e econômico complicado, principalmente por causa da eleição de 2022 (31%), a taxa de desemprego (24%) o aumento de juros para financiamento (20%) e o baixo crescimento econômico (19%). 

A pandemia foi apontada por apenas 10% dos entrevistados.

Fabio Araújo, sócio-diretor da Brain, destaca que a importância dada ao ambiente político foi muito maior do que fatores que atingem diretamente a compra, como a alta de juros. "Mostra que ficou uma luz amarela [para o consumidor]", afirma.