Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IRPF

Contribuinte tem todas as informações sobre a declaração do Imposto de Renda no e-CAC

Todas as informações para sua declaração do Imposto de Renda
11/03/2020 09:29 - Agência Brasil


Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Também conhecido como e-CAC, é onde você encontra todas as informações sobre a Declaração sobre a Renda da Pessoa Física. Bom, na verdade, é uma central que tem toda sua vida tributária. Um ambiente seguro onde o contribuinte dispõe de vários serviços.

Se você nunca acessou o e-CAC. Então, clique aqui ou digite cav.receita.fazenda.gov.br/ecac. Depois, o site vai te pedir seu CPF, o código de acesso e senha. No primeiro acesso, crie sua senha e peça para o site gerar o código. Lá mesmo, tem os passos necessários para fazer isso.

Mas voltando aos serviços disponíveis no e-CAC, um deles é a possibilidade de preencher a declaração do Imposto de Renda. No e-CAC, você insere as informações todas relativas a bens, rendimentos recebidos, despesas com saúde, educação. E, depois de preencher tudo, você envia a declaração. É por lá também que você acompanha tudo, se ela foi processada, se tem pendência e qual é.

Lembrando que a declaração também pode ser preenchida por meio do programa gerador do Imposto de Renda. No e-CAC, você baixa o programa e, no seu computador, conectado à internet, preenche tudo. Tudo o que você precisa saber sobre suas declarações anteriores e como acertar as contas com o Fisco este ano está lá. Basta, do lado esquerdo do e-CAC, clicar na primeira opção, que se chama Meu Imposto de Renda.

Nessa área, você pode preencher a declaração online, baixar o arquivo da declaração entregue, se tem pendências tributárias que foram registradas em malha fina, consultar se tem débitos, emitir o DARF – que é o documento por meio do qual você o imposto que deve -, alterar as quotas – caso tenha imposto a pagar e tenha optado por quitar a dívida em parcelas.

E, claro, se, neste ano, você tiver imposto a ser devolvido a você, depois de lançar todas as receitas, despesas e bens, então você pode acompanhar, mais à frente, a previsão de depósito na conta que você informar na declaração. A Receita sempre avisa quando a consulta aos lotes de restituição estão disponíveis.

No Imposto de Renda 2020, o pagamento do primeiro lote será feito no final de maio. Dessa vez, serão cinco lotes e não mais sete, como era feito todo ano. Então, já sabe, os lotes seguintes virão no final de junho, julho, agosto e setembro. 

E não se esqueça o prazo máximo para entrega da sua declaração é 30/04/2020.

O não pagamento do IRPF no prazo estipulado, acarretará multa de 1% do podendo chegar até 20% do valor devido. O valor mínimo para o pagamento das multas é de R$165,74 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.