A qualidade de uma loja virtual depende de uma série de fatores. Ter à disposição um bom serviço de hospedagem de sites, por exemplo, é um deles. Nesse caso, um servidor VPS se torna uma excelente solução.
Outro fator importante para a qualidade e o êxito de um e-commerce também tem a ver com o seu gerenciamento. E para gerenciar uma loja virtual de forma adequada, entram em cena as tão famosas plataformas.
São várias as plataformas que possibilitam a construção e a administração de uma loja online. Nesse artigo vamos mostrar para você quais são as melhores. Confira!
Conheça as melhores plataformas para a sua loja virtual
Imagine que para um estabelecimento comercial funcionar da maneira adequada, ele necessita de um endereço, assim como uma boa infraestrutura. Um bom ponto de localização é importante para uma loja física. Isso facilita até mesmo para o Marketing.
No caso de uma loja online, a plataforma em que ela é construída faz toda a diferença, tanto para viabilizar as estratégias de Marketing, quanto para proporcionar um excelente atendimento e resultados positivos.
Independente do tipo de segmento do e-commerce, seja a venda de calçados, livros, artigos de tecnologia, enfim, qualquer tipo de produto ou serviço, o fato é que uma plataforma de gerenciamento é indispensável.
Sem ela é impossível atender e interagir com clientes, cadastrar produtos e proporcionar formas de pagamentos. Hoje em dia, diante da digitalização de negócios, que é essencial especialmente em tempos de pandemia, é possível escolher entre várias plataformas de e-commerce. Algumas são mais completas que as outras. Confira!
Shopify
Essa plataforma foi criada em 2004. Desde então ela vem adotando o que há de melhor quando se trata de tecnologias para lojas virtuais. Esse é um dos motivos que a coloca entre as requisitadas entre os gestores.
Entre as suas características está a possibilidade de permitir compras sociais. Nesse caso, os clientes nunca saem da sua rede social favorita para efetuar alguma compra no seu negócio. Ou seja, ela pode ser integrada facilmente com as redes.
Isso a torna mais dinâmica e abre espaço para várias estratégias envolvendo a interação com os clientes.
Outro aspecto interessante da Shopify são as várias alternativas de templates que ela apresenta, permitindo um alto poder de personalização do e-commerce. Desse modo, ela se torna versátil para auxiliar lojas virtuais dos mais diversos tipos de segmentos.
O suporte ao cliente que ela apresenta também é muito bom e isso se torna um importante requisito para quem está procurando uma boa plataforma.
Nuvemshop
Ela apresenta várias funcionalidades que a tornam uma excelente solução para quem gerencia um pequeno ou médio negócio. O gerenciamento de estoque que ela possibilita é intuitivo e facilita ao máximo o trabalho do gestor.
Ela também disponibiliza mais de 30 modelos de templates que são facilmente personalizáveis, bem como permite integração com vários recursos online, entre eles estão o Instagram Shopping, o Facebook Store, o WhatsApp e o Google Analytics.
A Nuvemshop também apresenta um Uptime de 99,9%. Esse recurso é importante, pois ele denota o tempo que a sua loja virtual fica online, disponível para os clientes. Isso é essencial para reforçar o quanto o seu e-commerce valoriza uma boa Experiência de Usuário. Além disso, essa plataforma é compatível para as plataformas Android e iOS.
Magento
Hoje em dia ela é considerada uma das plataformas mais completas, o que a torna excelente para e-commerces que atuam nos mais diversos segmentos, permitindo que a loja virtual cresça e se ajuste às suas necessidades de gerenciamento.
Essa escalabilidade torna o seu e-commerce bastante competitivo e melhora o engajamento da sua marca com os clientes.
A Magento também disponibiliza vários tipos de plugins, trazendo várias funcionalidades a mais para a loja virtual. Inclusive, a capacidade de segurança é uma das características mais notáveis dessa plataforma.
WooCommerce
Se você já possui alguma experiência com o WordPress, aquele famoso sistema de gerenciamento de sites e blogs, talvez já ouviu falar no WooCommerce.
Ele consiste em um plugin do WordPress, porém, nesse caso, destinado para quem almeja gerenciar uma loja virtual, especialmente uma loja de pequeno porte.
Sendo assim, para obter o WooCommerce, é necessário realizar a instalação do WordPress e, em seguida, instalar o plugin WooCommerce no seu site. Com isso, ele transforma o seu site em uma loja online, permitindo cadastrar produtos e oferecer recursos de pagamento.
O download do WooCommerce é gratuito e é bem fácil de baixar e instalar. Ele também apresenta templates diversificados e traz várias funcionalidades que viabilizam estratégias de Marketing bem interessantes para impulsionar as suas vendas.
Com essa ferramenta você vai poder disponibilizar cupons e descontos e outros vários recursos. O plugin existe na versão grátis e também na versão paga, onde apresenta mais recursos e personalização.
Wix
Também conhecida por funcionar como um construtor de sites e blogs, o Wix também pode atuar como uma plataforma de e-commerce, especialmente para aqueles gestores que ainda estão dando os primeiros passos nesse tipo de empreendimento.
Entre as principais vantagens dessa plataforma está o fato de que ela funciona bem tanto no seu desktop quanto no seu dispositivo mobile.
O Wix é bastante intuitivo e uma das primeiras opções para iniciantes e quem não permite muitos conhecimentos em desenvolvimento web. Da mesma forma, a ferramenta permite a gestão fácil de estoque de produtos, de interação com os clientes e de métodos de pagamento.
Prestashop
É uma plataforma gratuita e que conta com diversas funcionalidades. Uma das principais características é o fato dela ser uma plataforma de código aberto.
Em outras palavras, se o gestor possuir conhecimentos em códigos de programação, ele mesmo está apto a promover melhorias na plataforma. Ela também é otimizada para SEO, ou seja, possui recursos que permitem aos clientes encontrarem a sua loja virtual com mais facilidade.
Outros recursos fundamentais que ela traz são gestão de produtos, de métodos de pagamento e também de envio. Além disso, ela permite administrar cupons promocionais, ativar um certificado SSL, gerenciar carrinho de compras e integrar a loja nas redes sociais.
Fique por dentro de algumas dicas sobre como escolher a sua plataforma de e-commerce
Além de conhecer as melhores plataformas para criar e gerenciar uma loja na web, é fundamental saber também por qual optar. As melhores plataformas de e-commerce, de uma forma geral, possuem algumas características básicas. Entre elas, vale mencionar alguns pontos cruciais.
Disponibilidade de métricas e relatórios
Apresentar indicadores que apontam como está o andamento do seu e-commerce é essencial. Tais indicadores compreendem relatórios em tempo real, dados sobre vendas, índice sobre o engajamento dos clientes e outros recursos importantes.
Ficar a par de todos esses conceitos é essencial para você compreender melhor o comportamento dos clientes, elaborar estratégias de Marketing com mais segurança e garantir o êxito de vendas em seu negócio.
Caso uma plataforma não disponibilize essas informações, é bem provável que você sentirá dificuldade na hora de gerenciar e até compreender melhor como funciona a sua loja online.
Boa performance
Uma plataforma de e-commerce deve funcionar bem tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis, como, por exemplo, tablets e smartphones.
Por essa razão, consulte se a responsividade é uma das características da plataforma que você tem interesse. Essa característica proporciona para o cliente uma boa experiência de usuário, facilitando a navegação e o acesso aos principais recursos da sua loja virtual. Não custa lembrar que uma experiência agradável no e-commerce equivale ao bom atendimento.
Caso um cliente apresente dificuldade em encontrar informações acerca do seu produto, tem dúvidas sobre como proceder para acessar o carrinho e realizar pagamentos, provavelmente vai deixar a sua loja de lado.
E assim todo o seu esforço para atrair clientes e efetuar vendas será em vão. Por isso, apostar em um servidor vps pode ser uma das ações ideais para melhorar o carregamento das páginas e contribuir para melhorar a experiência do usuário.
Capacidade de integração
A possibilidade de integrar a sua plataforma de e-commerce com redes sociais e outros softwares é importante, pois acrescenta mais qualidade para o seu negócio.
Contudo, é interessante avaliar se há integrações que facilitam as principais interações. O atendimento por meio de chatbots é um exemplo disso.
Além do mais, você também deve ter em mente as integrações que conferem mais segurança para o seu e-commerce. Elas são detalhes indispensáveis para proteger os dados dos seus clientes.
São vários os recursos que viabilizam o investimento em uma loja virtual
Ter um servidor vps, um site, uma boa segurança digital, tudo isso é importante. Mas não dá para deixar de lado a plataforma.
Sendo assim, é na plataforma que você vai ter toda a infraestrutura do seu e-commerce. Assim como uma loja física necessita de um ambiente organizado, que facilita o acesso dos clientes e a escolha dos produtos, uma loja na internet também necessita disso.
Por fim, é a plataforma que assegura essa estrutura adequada. Portanto, fique atento na hora de escolher a melhor para o seu negócio.