Clique aqui e veja as últimas notícias!

EXPECTATIVA

Mercado de trabalho em 2021: quais áreas estão em alta?

Devido às demandas criadas pelo trabalho remoto, áreas de tecnologia deve concentrar as maiores oportunidades de trabalho em 2021
09/01/2021 06:00 - Rafaela Moreira

A pandemia da Covid-19 causou impactos até mesmo em áreas do mercado de trabalho. Devido ao isolamento social, as áreas de tecnologia devem concentrar as maiores oportunidades de trabalho neste novo ano. 

A expectativa é que o mercado de trabalho encerre 2021 com melhores resultados do que o ano que passou, de acordo com a analista do Sebrae/MS, Ana Carla Oliveira, os profissionais ainda vão encontrar desafios. 

Últimas Notícias

“Observamos que as competências mais valorizadas são as soft skills, ou seja, as habilidades socioemocionais, que levam mais tempo para serem desenvolvidas e que as máquinas não podem substituir”, explicou a analista.  

A analista destaca que habilidades como criatividade, originalidade, iniciativa e liderança se tornaram essenciais, mas sem deixar de lado as habilidades técnicas e conceito de empreendedorismo como o ‘vender, inspirar e recrutar’.

O setor de tecnologia é o de maior destaque para 2021. Com a pandemia, as inovações e os processos digitais foram acelerados e novos empregos foram criados. 

“Os estudos já apontavam que há possibilidade de redução de empregos, mas também a criação de novos, principalmente em habilidades digitais, já que a transformação digital está acontecendo e irá modificar ainda mais as tarefas, trabalhos e habilidades. Em qualquer função de empresa, seja numa pequena ou grande, as habilidades digitais são necessárias”.  

Ana Carla Oliveira explica que para se preparar para essas mudanças é necessário ser curioso, pois existe a necessidade de aprender e reaprender a todo momento. 

“As perspectivas que os estudos traziam sobre redução de emprego e a alternativa do empreendedorismo como uma opção, se concretizaram. E ainda assim, a necessidade de qualificação é necessária, empreendedores precisam se aperfeiçoar constantemente”, ressaltou a analista.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui