O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulga, nesta quinta-feira (05), o resultado do décimo levantamento da safra de grãos 2011/2012, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Economia
LEVANTAMENTO
Ministério divulga hoje safra de grãos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulga, nesta quinta-feira (05), o resultado do décimo levantamento da safra de grãos 2011/2012, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
ECONOMIA
Agora, a matéria segue para última análise em plenário, em redação final
09/07/2025 16h15
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Arquivo
Nesta quarta-feira (9), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), aproovaram em segunda discussão o Projeto de Lei 138/2025, de autoria do Poder Executivo Estadual, que traz a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. Agora, o texto segue para sua última análise em plenário, em redação final.
Em resumo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é a norma que orienta a elaboração da proposta Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser encaminhada à Casa de Leis no segundo semestre deste ano. De acordo com o projeto, a meta da receita total estimada pelo Governo para o próximo ano é de R$ 27,19 bilhões, em valor corrente.
De acordo com a mensagem anexada no projeto, o governador Eduardo Riedel destacou o agronegócio, e informou, a partir de dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) que, no mês de março deste ano, as exportações cresceram 27,78% sobre igual período de 2024, com destaque para a celulose (36,56%), a soja (25,49%) e a carne bovina (13,47%).
Conforme o texto, o Governo também projeta aumento das exportações das commodities sul-mato-grossenses para a China em decorrência da elevação das tarifas adotadas pelos Estados Unidos. Isso é significativo para a economia estadual considerando o peso do país asiático nas vendas externas do Estado. “No agronegócio, a China foi a principal compradora de produtos de Mato Grosso do Sul em 2024, cujas exportações alcançaram o montante de US$ 9,5 bilhões”, menciona a mensagem.
Cabe ressaltar que, a proposta terá como referência para 2026 os seguintes princípios:
Economia
Declaração do presidente americano foi feita nesta quarta-feira, ao responder pergunta sobre cartas enviadas a países com notificação sobre alíquotas
09/07/2025 15h57
Trump disse que o Brasil não tem sido bom para os Estados Unidos Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 9, que o Brasil não tem sido bom para seu país e que deverá anunciar novas tarifas sobre produtos brasileiros entre esta quarta e quinta-feira, 10.
"O Brasil não tem sido bom para nós", disse Trump em entrevista à imprensa durante um almoço multilateral com líderes africanos na Casa Branca.
Na noite de terça-feira, 8, ele voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação em sua rede social Truth Social, o americano classificou novamente as investigações contra Bolsonaro como "caça às bruxas" e pediu que ele seja deixado em paz. Foi a segunda vez em dois dias que Trump saiu em defesa do brasileiro.
"Deixem o Grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!", escreveu. A mensagem citou a primeira publicação de Trump em defesa de Bolsonaro, publicada na segunda-feira, 7. Na ocasião, Trump escreveu que as ações judiciais contra Bolsonaro são ataques políticos e que o Brasil está fazendo algo "terrível" contra o ex-presidente.
Na segunda-feira, 7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um "país soberano" que não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja".
Na terça-feira, 8, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou que existe um "grau de incerteza" nas declarações do presidente dos Estados Unidos sobre elevação de tarifas que precisa ser avaliada ao longo do tempo. Ele reforçou que o Brasil está focado em promover um trabalho técnico junto ao governo norte-americano.
Nesta quarta, Trump disse que mais cartas sobre tarifas serão enviadas a parceiros comerciais. Ele repetiu que tem uma boa relação com o presidente da China, Xi Jinping, e que o país está pagando muitas tarifas para os EUA.
Mais cedo, Trump anunciou uma alíquota tarifária de 30% sobre o Sri Lanka. Foi o sétimo país a receber a carta sobre tarifas apenas nesta quarta. O republicano anunciou tarifas para Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei.
Outros 14 países, dentre eles o Japão e a Coreia do Sul, também já foram notificados com as alíquotas desde o início da semana.
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES