Dados da pesquisa sazonal de consumo divulgados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) revelam que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 135,25 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.
Desse número, R$103,28 milhões devem ser gastos com presentes e R$31,74 milhões com comemorações. A data é celebrada em 12 de outubro deste ano, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.
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De acordo com o levantamento, 52,9% dos pais devem presentear as crianças, 17,3% sairão para comemorar a data, 36% não tem dinheiro e 38% não querem presentear.
Em relação ao ano passado, houve redução de 54,9% para 52,9% no percentual de pessoas que pretendem presentear.
O valor médio do presente é de R$131,43 em 2021 e R$142,48 em 2020, o que indica redução em um ano. O valor médio da comemoração é de R$124,40 em 2021 e R$88,08, o que indica aumento em um ano.
A pesquisa aponta que das pessoas entrevistadas, 65,5% possuem filhos, sobrinhos ou afilhados que ainda são crianças ou adolescentes.
Os presentes escolhidos são brinquedos (48,47%), roupas (30,98%), sapatos (7,27%), não sabem (5,54%), outro (3,25%), celular (1,53%), videogame (1,34%), livro (1,24%) e instrumento musical (0,38%).
As comemorações escolhidas são celebrações em casa (47%), brincadeiras com as crianças (16%), idas em restaurantes ou lanchonetes (10%) e passeios (11%).
As atividades prediletas de crianças e adolescentes são assistir filme ou série (30%) e se divertir no videogame ou celular (44%).
De acordo com o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo, a pesquisa traz dados importantes para compreensão do empresário.
“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam".
A analista técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt, diz que o empresário deve ter estratégias para atrair clientes.
“Uma dica é que o lojista prepare peças para redes sociais com identidade visual relacionada à temática e isso se aplica tanto às empresas que vendem produtos para público infantil quanto para adulto, aproveitando a data para realizar promoções que remetam ao Dia das Crianças e quando esses adultos eram crianças”.