Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

MERCADO

Governo de MS vê com otimismo vitória de Joe Biden nas eleições dos EUA

Para o titular da Semagro, Verruck, com a vitória do democrata um novo cenário comercial se desenha
09/11/2020 18:24 - Flávio Veras


O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura, Jaime Verruck, se manifestou nesta segunda-feira (9) sobre a vitória do democrata, Joe Biden, nas eleições presidenciais dos Estado Unidos. Segundo Verruck, com a vitória de Biden um  novo cenário se desenha para a comercialização em todo o mundo.

Ainda conforme o titular da Semagro, como o país é grande parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, é importante a permanência da relação de compra e venda com o país norte-americano.

"Deve prevalecer entre ambos países um interesse coletivo nacional em detrimento do interesse coletivo internacional. Em relação ao Biden, a primeira coisa que devemos tomar em conta é a questão ambiental, uma vez que ele tem colocado que ele vai retornar ao Acordo de Paris, remodelando esse acordo no mundo no momento em que os Estados Unidos entram, tendo uma nova discussão sobre isso", projetou.

Sobre a questão ambiental, grande crítica do presidente norte americano eleito, Verruck pondera: "Por outro lado, Biden anunciou apoio, inclusive financeiro, no que se refere ao desmatamento ilegal e outras ações. Pode haver uma linha mais negocial do EUA com o mundo e Brasil poderá se beneficiar com isso", analisou.

Ainda na avaliação do secretário, o Estado deve continuar e até mesmo ampliar negociações com os EUA. "Mato Grosso do Sul com os Estados Unidos têm espaço nas vendas de carne bovina e na tilápia somos os principais exportadores e os Estados Unidos nosso principal mercado, então a nossa expectativa é de ampliar as vendas. Como na questão ambiental somos um Estado Carbono Neutro, nossa política estadual já está vinculada ao Acordo de Paris", elencou.

Segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de janeiro a setembro deste ano, as exportações de produtos de Mato Grosso do Sul para os Estados Unidos renderam uma receita de US$ 187,2 milhões de dólares, sendo o terceiro principal destino das nossas exportações.

Os principais produtos que durante esse período negociamos com os Estados Unidos, foram: Pasta química de madeira de não conífera, à soda ou sulfato, semibranqueada ou branqueada; Carnes de bovino, desossadas, congeladas e Filés de tilápias (frescos, refrigerados ou congelados).

Mato Grosso do Sul é o maior exportador de tilápias no país.  

 
 

Felpuda


Comentários ouvidos pela “rádio peão”, em ondas curtas, são de que figurinha só ganharia apoio dos colegas caso pessoa agregada fosse “curtir a aposentadoria” de uma vez por todas. Como seu acordo político acabou naufragando nesta campanha, agora dito-cujo estaria querendo recuar e não ceder o lugar. 

Isso até poderia acontecer, se não fosse a sua, digamos, eminência parda. Afe!