As mulheres pretendem gastar, em média, R$ 210 com todos os presentes da lista deste Natal, constata pesquisa da Sophia Mind divulgada na quarta-feira (15).
O levantamento mostra que 64% das mulheres pretendem gastar até R$ 200 com os presentes, dentro dessa faixa, 22% devem gastar entre R$ 51 e R$ 100, e 21%, entre R$ 101 e R$ 200.
Já 16% das mulheres têm a pretensão de gastar entre R$ 26 e R$ 50 e outros 5% delas querem gastar até R$ 25 com as lembranças de Natal.
As e-consumidoras, por sua vez, devem gastar em média R$ 140 com presentes, mostra o levantamento.
Gastos maiores
De acordo com a pesquisa, uma boa parcela das mulheres entrevistadas devem gastar acima de R$ 200 neste Natal.
Ao todo, 14% das mulheres pretendem gastar de R$ 201 a R$ 300 com os presentes. Já 6% delas devem desembolsar entre R$ 301 e R$ 400.
Considerando as faixas de maior valor, 8% das mulheres pretendem gastar entre R$ 401 e R$ 500. E 10% das entrevistadas estão dispostas a gastar mais de R$ 500 com os presentes.
A pesquisa mostra ainda que 46% das mulheres pretendem desembolsar menos neste Natal do que no ano passado. Já 36% pretendem manter os gastos e 18% devem gastar mais com os presentes.
Última hora
Grande parte das mulheres deixou para comprar os presentes de Natal na última hora, uma vez que 48% deixaram para resolver isso neste mês. Outras foram bem adiantadas e iniciaram as compras em outubro. Essa parcela representa 17% das entrevistadas. Já 25% delas começaram a comprar em novembro.
A pesquisa mostra que há ainda aquelas que devem deixar as compras para a Véspera de Natal: elas representam 9% das pesquisadas. E há ainda aquelas que cogitam deixar os presentes para depois da data comemorativa: 2% devem comprar presentes só após o Natal.
Onde comprar
Na hora de sair de casa para efetuar as compras, a pesquisa mostra que os shoppings e as lojas de rua são os locais preferidos das mulheres, sendo citados por 43% e 40% delas, respectivamente.
Apenas 9% devem fazer compras pela internet, 2% em mercados populares e 1% com vendedores particulares. Há ainda aquelas que farão os presentes (2%) e aquelas que utilizam outros tipos de pontos de venda para comprar (2%).